Mais
×

Sintomas de pata quebrada em cães

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Nunca é uma boa ideia diagnosticar ou tratar um cão com a pata quebrada em casa. Esses ferimentos são sérios e se não forem tratados apropriadamente, podem colocar o futuro da mobilidade do animal e até sua vida em risco. A maioria das fraturas acontece por trauma. Isso pode acontecer se seu cão for atropelado, cair ou pular de um lugar alto. Você pode nem saber que seu cão sofreu o acidente. Se suspeitar que ele quebrou a pata, consulte o veterinário imediatamente.

Leve seu cachorro imediatamente ao veterinário se suspeitar que ele quebrou a pata (Getty Images)

Significância

Uma pata quebrada em seu cão pode ser um problema sério. Se não for tratada, a pata pode se curar torta ou não se curar, deixando o cachorro manco para sempre. Patas quebradas podem ainda originar complicações como infecções bacterianas, que por sua vez podem levar à gangrena. A gangrena ocorre quando uma infecção se desloca para o sistema sanguíneo. O prognóstico do animal nessa situação não é bom. Ele pode não só perder a perna, mas também a vida. Patas quebradas são dolorosas e farão o seu cão mancar.

Sinais visíveis

Alguns sinais visíveis de uma pata quebrada não são muito diferentes nos cães do que nas pessoas. Você pode notar sudorese ou sangramentos. A pata suará ao redor da fratura. Isso pode variar de intensidade a ponto de não ser reconhecido. O trama causador da fratura pode deixar uma ferida aberta. Seu cão pode não conseguir suportar o peso sobre a pata machucada. Ele ficará em pé sobre três patas e caminhará saltando. A perna pode aparentar estar deformada.

Sintomas comportamentais

Você notará uma mudança no comportamento de seu cão. Ele pode não querer ser tocado ou acariciado. O animal pode ainda ficar deitado lambendo o membro ferido. A pata pode ficar inchada e o animal não responder a estímulos como um cutucão. Seu mascote pode se tornar agressivo ou arisco quando você tentar tocar a perna ferida.

Equívocos

Muitas pessoas acreditam que uma pata quebrada pode ser detectada simplesmente tentando dobrar o membro sob suspeita de fratura. A ideia é que se a perna está quebrada o osso pode dobrar. Esse não é o caso. De fato, a maioria dos ossos quebrados e fraturas não atravessam o osso todo. Tentar dobrar a pata não só será doloroso para o animal como pode piorar a fratura.

Considerações

Se seu cão sofreu um acidente e está sob suspeita de uma fratura, chame um veterinário. O único modo de diagnosticar com eficácia uma fratura é com um aparelho de raio-X. Traumas e fraturas podem deixar o animal em choque. O choque pode ser fatal e precisa de cuidado imediato de um veterinário. Sintomas de choque incluem salivação branca, pulso rápido e fraco, respiração ofegante e convulsões. Se seu cão apresenta algum desses sintomas, leve-o ao veterinário imediatamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article