Sintomas de problemas no sistema nervoso

Escrito por lysis | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de problemas no sistema nervoso
O sistema nervoso é a parte do corpo que nos permite responder a estímulos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O sistema nervoso é uma parte integral do corpo que permite responder a estímulos. Ele controla os pensamentos, os movimentos e o funcionamento dos órgãos. Problemas no sistema nervoso são chamados de "problemas neurológicos". Esses problemas podem ser genéticos, causados por doenças, uso de drogas ou por uma lesão no tecido nervoso. Problemas neurológicos são, algumas vezes, degenerativos, o que significa que eles causam pequenos danos com o decorrer do tempo, destruindo a qualidade de vida do paciente.

Outras pessoas estão lendo

Problemas vasculares

Os problemas no sistema nervoso podem ser causados por doenças vasculares. Por exemplo, um derrame é o bloqueio de sangue no cérebro, devido a um embolismo ou dano nas veias. Quando o cérebro perde o sangue de suas células, paralisias -- ou morte -- podem ocorrer. Um hematoma é outra forma de dano vascular ao cérebro. Um hematoma é um nódulo formado por um trauma. O sangue se acumula na área do ferimento e empurra o cérebro contra o esqueleto. Isto causa dores de cabeça, perda de visão, tontura e, algumas vezes, morte.

Infecções

O cérebro tem uma barreira chamada barreira hematoencefálica. Este obstáculo protege-o de infecções de micróbios, como vírus, bactérias e fungos. Eventualmente, pode ocorrer uma infecção secundária da meninge por doenças como faringite estreptocócica ou pneumonia. A meninge forma uma membrana que cobre a coluna vertebral e o cérebro. Um infecção deste tecido é chamada meningite. Os sintomas da doença são: dores de cabeça, vômito, tontura e perda de visão. A meningite bacteriana é uma doença séria que requer cuidados médicos.

Estruturais

A genética também pode desempenhar um papel importante em algumas doenças neurológicas. Mutações genéticas que levam à má formação de certas partes do cérebro causam doenças que são, geralmente, permanentes. Um tipo de problema estrutural é a paralisia de Bell. Seu principal sintoma é a repentina ocorrência de paralisia em um dos lados do rosto. Outro tipo de doença estrutural é a neuropatia periférica, isto é, a degeneração dos nervos periféricos. Seu sintoma mais comum é a perda do controle muscular.

Funcionais

Doenças funcionais do sistema nervoso são condições como epilepsia, enxaqueca crônica e tontura. Estas doenças são funcionais, pois nelas a causa é a má formação do cérebro. Por exemplo, epilepsia é uma forma de convulsão crônica. Os paciente tem "tempestades" de atividades elétricas que causam contração muscular, perda do controle e espasmos.

Degeneração

A degeneração do sistema nervoso é mais traumática e severa. Normalmente, ela leva à morte a maioria dos pacientes. Doenças degenerativas incluem Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla (EM) e e esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig. Estas doenças causam morte celular e perda de funções, incluindo memória, comportamento, alucinações e demência. Elas também causam perda do controle muscular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível