Sintomas de sensibilidade a corantes vermelhos, incluindo lesões de pele

Escrito por elle hanson | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de sensibilidade a corantes vermelhos, incluindo lesões de pele
Muitos alimentos para crianças contêm corante vermelho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tal como acontece com qualquer substância, os corantes utilizados em alimentos, cosméticos e medicamentos podem causar uma reação adversa em certos indivíduos sensíveis. O corante vermelho nº 40 é particularmente conhecido por causar muitas reações alérgicas, algumas até potencialmente fatais, principalmente em crianças. Uma vez que a maioria dessas reações manifesta-se de forma semelhante, pode ser difícil identificar o corante vermelho como o verdadeiro alérgeno. Se suspeitar que você ou seu filho é alérgico ao corante vermelho, vá ao médico para fazer um teste de alergia.

Outras pessoas estão lendo

Eczema

A sensibilidade ao corante vermelho algumas vezes manifesta-se como eczema, que é uma erupção cutânea que pode surgir em qualquer parte do corpo. As áreas afetadas podem estar secas, escamosas e inflamadas. Uma crosta escorrendo, que pode parecer uma lesão, às vezes se desenvolve em crianças mais novas.

Problemas respiratórios

Uma reação leve ao corante vermelho pode afetar a respiração, fazendo com que um indivíduo fique com o nariz entupido. No entanto, também é possível que uma reação grave cause inchaço na garganta, impedindo completamente a respiração.

Problemas gastrointestinais

Quando o corante vermelho é ingerido por uma pessoa sensível, ela pode sentir níveis variados de desconforto gastrointestinal. Vômitos, diarreia, gases e cólicas são sintomas comuns quando um alérgeno é ingerido.

Problemas emocionais

As reações alérgicas às vezes podem afetar o estado mental de um indivíduo. Ele pode sentir ansiedade, inquietude ou tonturas. Alguns especulam que o corante vermelho agrava o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, o distúrbio do déficit de atenção, a hiperatividade e o mau humor em crianças. Em crianças diagnosticadas com distúrbios emocionais ou mentais, a remoção do corante vermelho de sua dieta tem sido conhecida por melhorar significativamente o seu desempenho diário.

Urticária

Urticárias são um sintoma comum de uma reação alérgica. Essas marcas vermelhas que coçam aparecem em grupos em qualquer parte do corpo, mas geralmente respondem bem a um anti-histamínico. A urticária é mais provável de ocorrer se um indivíduo sensível ao corante vermelho o aplica diretamente à pele.

Angioedema

Angioedema, ou inchaço, é outro sintoma que pode indicar uma reação alérgica. As áreas que são mais comumente afetadas são rosto, pálpebras, língua e lábios. Apesar do angioedema não estar comumente associado com a sensibilidade ao corante vermelho, este tipo de reação certamente é uma possibilidade e deve ser acompanhada de perto.

Choque anafilático

O choque anafilático é a reação alérgica mais grave que um indivíduo pode ter. Quando o corpo encontra um alérgeno, ele libera uma enxurrada de substâncias químicas chamadas histaminas, as quais causam sintomas desagradáveis. Se muitos histamínicos são liberados, um indivíduo pode entrar em choque. Nesse caso, o paciente deve ser dirigido imediatamente à sala de emergência. Existem apenas alguns casos documentados de anafilaxia causada pelo corante vermelho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível