Como o sistema linfático se relaciona com o cardiovascular

Escrito por holly huntington | Traduzido por eduardo marcal
Como o sistema linfático se relaciona com o cardiovascular

O sistema circulatório e o linfático são mais semelhantes do que parece

blood sample image by Glenn Jenkinson from Fotolia.com

O corpo humano, na realidade, possui dois sistemas circulatórios. Apesar de trabalharem sozinhos para realizar suas funções principais, eles também trabalham juntos até certo ponto. Um desses, o sistema cardiovascular, distribui aos tecidos o oxigênio, nutrientes e hormônios através do sangue, para garantir as funções diárias do corpo. O outro, o sistema linfático, remove restos (incluindo células vermelhas velhas) que são produzidos diariamente pelas funções internas, logo, esse sistema nos protege contra os efeitos danosos que iríamos experimentar se esses restos se acumulassem. Adicionalmente, o baço (parte do sistema linfático) também serve como reservatório de sangue para o sistema cardiovascular até que o sangue seja necessário.

Outras pessoas estão lendo

Como o sistema cardiovascular se relaciona com o linfático

Para entender como o sistema cardiovascular se relaciona com o linfático, é preciso olhar mais atenciosamente para cada um deles. No sistema cardiovascular, o sangue é o veículo utilizado para distribuir oxigênio, nutrientes e hormônios para os vários músculos e órgãos do corpo. Artérias levam um sangue carregado em várias partes do corpo, usando capilares para distribuir. Depois as veias ficar responsáveis por coletar o sangue usado de volta para o coração, a fim de ser oxigenado. Por mais que os rins sejam a principal estação de tratamento do sangue que o corpo possui, removendo dejetos e excesso de fluido, o sistema linfático também possui um papel na purificação do corpo. Ele remove células vermelhas velhas ou qualquer sangue que tenha extravasado no tecido muscular por acidente durante o trânsito pelo corpo.

Explicação do sistema linfático

A medida que os músculos e vasos sanguíneos dentro do corpo começam a se mover e funcionar com o passar do dia (como atividades que exigem muito fôlego ou movimento físico), produtos indesejáveis no tecido muscular começam a vazar para os capilares linfáticos. Esse vazamento de dejetos dos músculos e órgãos para o sistema linfático ajuda a coleta e remoção desse tipo de metabólito que, às vezes, contém sangue que se dissipou no tecido muscular por acidente. A medida que os dejetos atravessam os linfonodos localizados por todo corpo, alguns restos (células vermelhas, por exemplo) e excesso de fluido (assim como células bacterianas ou cancerígenas) são fagocitadas pelas células dos linfonodos. Por fim, após a remoção desses restos, a linfa remanescente, agora saudável, desemboca nos ductos torácicos direito ou esquerdo - encontrados na região do ombro - onde ela é misturada com o sangue, assim ela retorna ao coração para outro uso.

Uma relação entre os dois sistemas: remoção de dejetos

Uma maneira de se relacionar os sistemas cardiovascular e o linfático é notar que ambos possuem mecanismos que processam e eliminam dejetos do corpo. Esses mecanismos ajudam a eliminar algumas propriedades prejudiciais que são comuns a ambos, como células vermelhas velhas, dejetos tóxicos e patógenos.

Relação entre capilares e vasos

Há uma outra relação entre o sistema interno de capilares e o de vasos, que são basicamente paralelos por toda a extensão do corpo. Um trabalha para prover nutrientes e oxigênio para músculos e órgãos, enquanto o outro trabalha para se livrar dos dejetos produzidos. Apesar de que os capilares e os vasos do sistema cardiovascular conduzem sangue, e o linfático, linfa, ambos trabalham juntos com o mesmo objetivo final: manter a capacidade do corpo de funcionar ao máximo, sem os problemas causados por patógenos e dejetos prejudiciais.

Significado

Assim como as veias do sistema cardiovascular têm válvulas que permitem que o sangue se mova apenas para frente, impedindo, assim, o refluxo, as válvulas do sistema linfático também impedem que a linfa volte. Isso é mais uma característica que ambos sistemas têm em comum.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media