×
Loading ...

Sobre a menopausa, sensibilidade e nódulos nos seios

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se estiver na perimenopausa ou na menopausa, o seu corpo pode reagir de forma semelhante a quando atravessou a puberdade e seus seios começaram a crescer ou como no primeiro trimestre da gravidez. Tanto a puberdade quanto o início de uma gravidez podem resultar em seios dolorosamente sensíveis e com nódulos, assim como a menopausa. Os hormônios que estão circulando freneticamente se direcionam ao tecido mamário, fazendo que a mulher se sinta extremamente desconfortável, a ponto de não conseguir suportar que ninguém toque em seus seios ou deite em sua barriga.

Os seios ficam sensíveis ao toque durante a menopausa (http://www.healthline.com/sw/khs-what-are-fibrocystic-breasts)

Seios fibrocísticos

Se os seus seios estiverem sensíveis, doloridos ou até mesmo nodulosos, talvez você esteja com fibroadenomas. Os hormônios podem exacerbar essa condição, que não é indicativa de câncer. Além de ser comum, ela não é considerada uma doença.

Loading...

Os tecidos incham e doem

Os mesmos hormônios que controlam o ciclo menstrual podem ser os responsáveis pelo inchaço do tecido glandular. Quando isso acontece, há o estiramento do tecido fibroso, que resulta em dor e sensibilidade. Cistos podem se desenvolver neles, devido às alterações hormonais, que resultam em nódulos cheios de fluido. Eles são mais visíveis antes do período menstrual, e podem ser ainda mais evidentes se você estiver na perimenopausa, quando seus hormônios estão circulando. Na maioria das vezes, eles são benignos.

A granulosidade e sensibilidade podem aumentar durante a menopausa

O crescimento excessivo de tecido fibroso nas mamas, que é chamado de fibrose, ou o aumento das células nos tecidos que as sustentam, resultam em seios fibrocísticos. Os dutos que normalmente drenam as secreções ficam entupidos, criando os cistos. Não é incomum que isso ocorra com a mulher na menopausa, pois a condição está associada às mudanças hormonais. O aumento da granulosidade e sensibilidade podem acontecer com sua aproximação.

Mastite periductal

Mulheres que estejam na menopausa ou em período posterior podem desenvolver uma infecção mamária chamada mastite periductal. Ela causa a inflamação dos dutos de leite. Seus sintomas incluem crescimento de nódulos, uma inflamação do canal do leite na aréola, que é a pele que circunda o mamilo; esse por sua vez pode apresentar secreção ou retração e dor.

Retenção de água, hormônios em guerra

A retenção de água é uma das razões pelas quais os seios ficam sensíveis. O problema pode se agravar durante a menopausa ou talvez até se cure sozinho nesse período, e isso varia de mulher para mulher. Os seios fibrocísticos sempre resultam do excesso de estrogênio e falta de progesterona, que é uma das ocorrências associadas à menopausa. Recomenda-se o uso de progesterona natural juntamente com as vitaminas E e B6 para evitar a sensibilidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...