O solo ideal para figueiras

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O solo ideal para figueiras
A terra fértil ajuda uma figueira a se manter saudável (ficus image by c-chez-marc from Fotolia.com)

As figueiras são cultivadas em ambientes internos ou ao ar livre. As serigueiras e as figueiras são apreciadas como plantas domésticas por manterem o verde profundo de sua folhagem durante o ano inteiro. As figueiras de ambientes externos crescem como ornamentais, apesar de algumas variedades serem cultivadas por seus figos comestíveis. Sejam figueiras cultivadas como árvores paisagísticas ou domésticas, as condições apropriadas de solo ajudam a assegurar a saúde da planta.

Outras pessoas estão lendo

pH do solo

A figueira se desenvolve em solos com pH entre 6,0 e 6,5. Canteiros com um grau de pH mais baixo fornecem muita acidez, causando o enfraquecimento da árvore. Terras de envazamento padrão possuem o grau adequado, mas evite as classificadas para uso em azaleias ou rosas, que são formuladas para conter mais acidez. Locais ao ar livre precisarão de um teste de pH da terra para garantir que não ela seja muito ácida. O teste indica o grau e evidenciará a necessidade de uma aplicação de cal, aumentando o pH antes do plantio.

Drenagem e textura

Qualquer local de plantio com a acidez correta funciona bem para uma figueira, desde que tenha uma boa drenagem. Solos de barro ficarão alagados durante uma chuva pesada ou após a irrigação. Evite canteiros inclinados para manter as condições de água ou alagamento - por elas desenvolverem melhor quando as raízes não estão saturadas. Os arenosos fornecem uma drenagem excelente, no entanto, requerem uma irrigação mais frequente para manter a quantidade de umidade apropriada.

Fertilização

A figueira, quando em área interna, desenvolverá melhor quando provida de aplicações regulares de um fertilizante solúvel para reabastecer os nutrientes no solo de envasamento. A planta precisará apenas de uma leve aplicação de metade da taxa de rotulagem de uma mistura para plantas com propósitos gerais a cada quatro semanas. Fertilize-a apenas quando estiver em crescimento ativo na primavera e verão. As árvores externas possuem acesso natural aos nutrientes do solo, mas ainda precisarão de alguma fertilização. Uma aplicação de uma mistura de fertilizante 10-20-20, na quantidade de 1 kg para árvores recém plantadas e 1,5 kg a 2 kg para as maduras a cada seis semanas, reabastecerá os nutrientes necessários no solo.

Preocupações com a terra em vasos

Mesmo a árvore crescendo dentro de casa ou ao ar livre, o solo em um vaso de figueira é tão importante quanto o recipiente. Essa árvore desenvolverá melhor em terra levemente seca, ao contrário de excessivamente úmida. Os recipientes com furos de drenagem na parte inferior evitarão o acúmulo da umidade. O uso de terra de envazamento funcionará melhor, já que a terra de jardim torna-se muito pesada e compacta ao redor das raízes. Dessa forma, a drenagem é inadequada, não fornecendo a aeração necessária para a absorção apropriada de oxigênio e nutrientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível