Como solucionar problemas de direção em um barco

Escrito por will charpentier | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como solucionar problemas de direção em um barco
Se uma criança não consegue virar o seu timão, existe um problema de direção (Pixland/Pixland/Getty Images)

Solucionar os problemas do sistema de direção de seu barco usa a mesma metodologia que qualquer outro projeto neste âmbito: teste a causa em potencial menos complexa e cara, seguindo para as causas mais caras e mais complexas, até que o problema seja resolvido. Em todos os sistemas, o atrito, onde duas partes se encaixam muito juntas (ligando-se) pode ser um problema. Os níveis de fluido podem estar baixos nos sistemas hidráulicos. Depois disso, todos os sistemas de direção, sejam hidráulicos ou a cabo, têm três possíveis causas de falha em comum: a conexão entre o motor e o leme, a conexão no motor e, finalmente, o próprio leme .

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Direção hidráulica ou assistida

  1. 1

    Garanta que o timão não está vinculado ao traço ou ao próprio leme. Se assim for, retire-o da parte onde está se esfregando, ou o traço ou a frente do leme, para aliviar o atrito e a ligação entre o timão e o painel ou o leme.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Verifique os atritos na direção (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
  2. 2

    Verifique o nível do fluido hidráulico. Direção assistida - apropriadamente chamada "direção assistida hidraulicamente" - usa seu próprio reservatório hidráulico localizado no leme, a parte do sistema de direção em que o eixo do timão entra. A maioria dos fabricantes tem uma disposição em vareta ou semelhante. Uma olhada nisso vai dizer se você precisa adicionar fluido para o leme. Se você tiver que fazer isso, siga as recomendações do fabricante em fluidos e reposição de fluidos para o sistema do seu barco.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Fluidos do sistema de direção (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  3. 3

    Observe qualquer óleo hidráulico vermelho nas imediações do aríete hidráulico tipo êmbolo (à qual a extremidade do tubo hidráulico está ligado), que está conectada ao motor. Quando o timão é virado, a bomba de direção move o óleo hidráulico. Esse movimento é transferido através das linhas hidráulicas para o aríete, onde o óleo no pistão se move, empurrando-o e aumentando a força do movimento. O movimento do êmbolo, ligado ao motor, move-o para mudar de direção. Vazamento de óleo a partir de um aríete pode indicar uma distensão ou falta de lacre dentro do aríete, exigindo um serviço profissional. Ao inspecionar o aríete para vazamentos, verifique se ele está firmemente montado, tanto para o barco quanto para a haste de ligação da direção que move o motor.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Verifique o aríete (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  4. 4

    Retire o parafuso que liga a haste de ligação do motor da popa ao aríete hidráulico tipo pistão que controla a sua posição. Tente girar o timão e observe os aríetes, observando também a facilidade com que o faz e até que ponto você pode girá-lo. Se o timão mover livremente os aríetes, o problema está no suporte giratório do motor, e não na direção.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Verifique se o problema está na direção ou no suporte do motor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. 5

    Desconecte e tampe a linha hidráulica que conduz o leme, para isolá-lo. Gire o timão completamente. Se ele se mover livremente, substitua a linha hidráulica. Se ainda assim ele não se mover livremente, substitua o leme.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Observe se há problemas com o leme (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Direção a cabo

  1. 1

    Procure por dobras ou curvas no cabo. Um cabo torcido não vai empurrar o motor corretamente, e dobras podem causar uma resposta lenta da direção. Redirecione o cabo mais precisamente, sem dobras ou curvas acentuadas.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Procure por dobras ou curvas no cabo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  2. 2

    Retire o parafuso que liga a haste de ligação do cabo de direção, caso o cabo não tenha curvas acentuadas ou torções. Gire o timão totalmente de um lado para o outro, tomando nota da facilidade com que você realiza o movimento. Se ele girar com facilidade, o problema está no suporte giratório do motor, e não na direção.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Verifique se o problema não está no suporte do motor (Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images)
  3. 3

    Se o timão ainda girar com dificuldade quando o cabo estiver desconectado do motor, desligue o cabo de direção. Gire novamente o timão até o seu limite. Caso o problema persista, você pode assumir que a causa seja o leme.

    Como solucionar problemas de direção em um barco
    Termine o diagnóstico (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível