Mais
×

Como solucionar problemas do termostato de uma geladeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como solucionar problemas de um termostato de uma geladeira. Você já olhou em sua geladeira algo para fazer para o jantar, e acabou descobrindo que tudo estava congelado? Ou, talvez, quando você vai colocar leite em seu cereal, pedras de gelo vem como acompanhamento? Se isso já aconteceu, então pode haver algum problema com o termostato de sua geladeira.

Muitas pessoas cometem o erro de comprar uma geladeira nova ao primeiro sinal de problemas com a sua atual. Isto é caro e muitas das vezes, desnecessário. Em muitos casos, solucionar os problemas pode poupar uma imensa quantidade de tempo e dinheiro. Aqui está como concertar o termostato de sua geladeira.

Instruções

Não se desespere com o primeiro problema (frigorifero image by Adryn from Fotolia.com)

    Problemas com termostato? Não mais

  1. Verifique as possíveis causas mais simples e mais comuns em primeiro lugar, o que é o melhor caminho a se traçar em qualquer caso de solução de problemas. Com uma geladeira congelada, isso significa verificar o termostato em si para ver se ele está programado na temperatura correta.

    Às vezes, outros membros da família podem tirar acidentalmente a marcação, por isso certifique-se que o disco não está voltado para o ajuste mais frio. Se o ajuste estiver correto e seus alimentos ainda estiverem congelando, então você pode ter que solucionar as funcionalidades do termostato.

    É necessário seguir alguns passos (temperature rising image by Keith Frith from Fotolia.com)
  2. Desligue sua geladeira. Em seguida, localize o painel de controle onde o termostato está localizado e remova todos os itens próximos, para que possa trabalhar.

    O termostato está localizado diretamente atrás do mostrador. Você pode precisar da lanterna para auxilia-lo a ver o interior do refrigerador.

    Desligue a geladeira e localize o termostato. (plug image by Aleksey Ubozhenko from Fotolia.com)
  3. Remova a tampa de plástico que protege os controles. Algumas tampas são aparafusadas ​​no lugar, enquanto outras são mantidos no lugar por grampos de plástico. Dependendo da sua marca e modelo de geladeira, você pode ter que remover primeiramente o disco antes de tirar a tampa.

    Removendo a proteção do termostato. (Heat Dial 2 image by Cinneman from Fotolia.com)
  4. Gire o botão para o ajuste mais frio. Remova os dois condutores (fios) no termostato.

    Nota: É de ajuda escrever quais fios vão para onde e quando é hora de substituir tudo.

    Anote de onde são os fios quando for substituí-los. (notebook image by Victor M. from Fotolia.com)
  5. Ajustar o multímetro volt-ohm para RX1 e sonde os terminais. Por "sonda", quero dizer ligar uma das sondas do multímetro a um terminal no termostato e outra sonda ao outro terminal.

    Você deve estar recebendo uma leitura de zero. Se você receber uma leitura de zero, em seguida, passe para a Etapa 6. Se você não obtiver uma leitura de zero, em seguida, remova o termostato e leve-o a uma loja de eletrodomésticos para uma substituição.

    Ajuste o multimetro em RX1 para fazer a leitura das sondas. (multimeter image by dinostock from Fotolia.com)
  6. Remova inteiramente o termostato da geladeira. Ajuste a marcação do termostato para a configuração mais quente e o coloque em um freezer em funcionamento durante 30 minutos.

    Após os 30 minutos, regule os terminais e cheque de modo a obter uma leitura de "infinito". Se você obtiver a leitura até o "infinito" , logo, o termostato está bom. Simplesmente reinstale-o, ligue a geladeira de volta e procure por outra causa do seu problema de congelamento, como bobinas sujas.

    Se você não obtiver uma leitura "infinito" (ao lado do "oito"), você deve substituir o termostato por um novo.

    REtire o termostato inteiro da geladeira e coloque em um freezer em funcionamento por 30 minutos. (Thermostat image by yukosourov from Fotolia.com)

Dicas

  • Caso não sinta-se seguro ao realizar os procedimentos, procure por ajuda de alguém com mais prática.

Aviso

  • Não insista em tentar arrumar a geladeira caso perceba muitas irregularidades. Isso pode trazer problemas para sua geladeira e causar acidentes.

O que você precisa

  • Você precisará de:
  • Chave de fenda
  • Multímetro
  • Caderno
  • Lápis
  • Lanterna
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article