on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer sua mesa de controle de iluminação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Controlar a luz para criar um ambiente relaxante ou direcionar a atenção da audiência é uma habilidade teatral valiosa. Sistemas de luzes modernos fazem uso de controladores de intensidade eletrônicos que controlam a claridade em um grau de detalhe anteriormente indisponível. Essas mesas de controle trabalham em conjunto com controladores de intensidade eletrônicos através de uma linguagem de programação conhecida como DMX. Criar esse tipo de mesa, no entanto, está fora do alcance de até mesmo técnicos profissionais. Ao invés disso, uma mesa de controle simples pode ser feita com itens caseiros para controlar a intensidade da luz em um nível manual.

Instruções

Controladores de intensidade caseiros podem ser usados para controlar quase qualquer luz (theater light image by araraadt from Fotolia.com)
  1. Corte um pedaço de compensado de 2 cm de espessura, 30 cm de largura e comprido o bastante para dar a cada controlador 12 cm de espaço. Usando uma caixa de ligação da interruptores de luz como um modelo de traçado, marque um furo para cada controlador, espaçados uniformemente pela madeira compensada. Use uma serra para cortar essas área. Encaixe uma caixa de ligação em cada buraco no compensado e anexe cada caixa com um parafuso de madeira de 2 cm através da aba superior e inferior. Com uma chave de fenda, ligue as saídas superiores e inferiores em cada caixa de ligação.

    Loading...
  2. Corte 2,5 m de cabo de extensão resistente de medida 12 ao meio para cada controlador de intensidade. Retire a capa a 7,5 cm da ponta de cada metade com um estilete. Use um alicate para desencapar fios para retirar o isolamento de cada um dos três fios. Para retirar o isolamento, insira o cabo no entalhe correto no alicate a 2,5 cm de uma ponta e aperte-o firmemente, puxando-o em direção à ponta do fio.

  3. Passe o cabo das pontas macho nos furos inferiores das caixas de ligação e as fêmeas na parte superior. Anexes os cabos, um conjunto para cada controlador, aos controladores caseiros deslizantes de 500 watts. Anexe os fios pretos ao parafuso prateado, os fios brancos ao parafuso dourado e o fio terra verde ao parafuso verde. Aperte os parafusos com uma chama de fenda e encaixe cada controlar em um buraco na mesa, prendendo-os com parafusos nas abas superior e inferior.

  4. Encaixe placas de entrada sobre cada controlador de intensidade da luz e aperte os parafusos para prendê-los firmemente no lugar. Conecte as pontas macho nos cabos de extensão e passe cada cabo em uma tomada, com não mais do que duas conexões por um circuito. Passe os cabos de extensão das pontas fêmea e conecte-as às suas luzes. Cada controlador de intensidade poderá aguentar 500 watts de luz com segurança. Isso pode ser uma instalação de 500 watts ou qualquer combinação de luzes até chegar nessa quantia. Ligue as luzes deslizando os controladores para o nível desejado.

Loading...

O que você precisa

  • Compensado de 2 cm
  • Caixas de ligação
  • Serra
  • Controladores de intensidade para casa
  • Cabos de extensão
  • Estilete
  • Alicate para desencapar fios

Referências

Loading ...
Loading ...