Como superar o trauma de uma enchente

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como superar o trauma de uma enchente
As enchentes costumam deixar um rastro de destruição por onde passam (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Todos os anos, milhares de brasileiros são vítimas das enchentes que destroem ruas, casas e famílias inteiras. De uma hora para a outra, as vítimas vivem o drama de perder tudo o que levaram uma vida inteira para construir. O trauma pode vir da perda de bens materiais e, nos casos mais trágicos, da morte ou desaparecimento de entes queridos. Um evento desta magnitude causa nos indivíduos o que a psicologia chama de transtorno de estresse pós-traumático. O transtorno está relacionado com uma situação catastrófica que provoca mudanças brutais na vida das pessoas, como é o caso de acidentes naturais como as enchentes. A recuperação não é fácil, mas é possível.

Outras pessoas estão lendo

Fase do luto

A primeira etapa para a recuperação de um estresse tão significativo é elaborar a fase do luto. Depois da tragédia, é preciso um tempo para que as vítimas chorem pelo que perderam, tanto na esfera material quanto na pessoal. Se, por infelicidade do destino, houve mortos na tragédia, é preciso elaborar as fases do luto para começar o processo de recuperação. O mesmo pode ser considerado para perdas materiais. É preciso entender que os objetos e lembranças foram perdidos e compreender a necessidade de começar uma nova vida o mais rápido possível. É necessário chorar pelas perdas, mas é fundamental não ficar preso a elas.

Como superar o trauma de uma enchente
Depois da tragédia, é preciso encontrar tempo para lamentar o que foi perdido (Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images)

Ajuda dos amigos e familiares

Em momentos de dificuldade, é fundamental procurar ajuda dos amigos e familiares. Com a casa em ruínas, é preciso encontrar outro lugar seguro para morar. Muitos governos oferecem moradias alternativas, mas geralmente tratam-se de locais públicos, como ginásios de esportes adaptados para receber as famílias dos desabrigados. A ajuda externa contribui para cicatrizar a ferida e preparar as vítimas de enchentes para a nova etapa que vem pela frente. Amigos e familiares podem ajudar não apenas com abrigo temporário ou doação de roupas ou eletrodomésticos, mas principalmente oferecendo amor, carinho e suporte emocional. Nas horas de dor é necessário ter alguém por perto para dividir as angústias.

Como superar o trauma de uma enchente
É fundamental contar com ajuda na fase de recuperação (John Moore/Getty Images News/Getty Images)

Ajuda profissional

Para superar o trauma, muitas vezes é necessário contar com um especialista. Em situações de grandes enchentes, alguns governos oferecem psicólogos à disposição das vítimas e suas famílias. A ajuda profissional é importante para a superação do problema. Neste caso, o psicólogo é o profissional apto a ajudar o paciente em sua recuperação. Por meio da terapia, é possível ajudar a vítima a entender e superar o luto, fazendo com que este tenha um efeito menos destrutivo nas ações futuras do paciente. Em casos mais extremos, o tratamento psiquiátrico alia terapia com medicação para tratar, por exemplo, da depressão e síndrome do pânico, comuns após situações traumáticas.

Como superar o trauma de uma enchente
A ajuda de psicólogos e psiquiatras contribui para superar o trauma na família (Creatas/Creatas/Getty Images)

Planejamento e ação

Depois de superado o baque do luto material e pessoal, é preciso planejar os próximos passos. Um trauma é superado pela capacidade que as vítimas têm de dar a volta por cima e continuar trabalhando pelo que acreditam. É preciso então elaborar um plano de ação que pode ir desde contactar a empresa de seguro para bens e imóveis assegurados até o financiamento de uma nova moradia. O importante é entender que a vida segue em frente e que os desafios devem ser superados. A fase da ação muitas vezes define a posição das vítimas no que diz respeito à superação do trauma.

Como superar o trauma de uma enchente
Depois da fase do luto, é hora de planejar os melhores passos para recomeçar a vida (Hans Hansen/Lifesize/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível