Técnicas para calcular a balança de pagamentos: superávit ou déficit

Escrito por josh victor | Traduzido por yago lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para calcular a balança de pagamentos: superávit ou déficit
Os economistas calculam a balança de pagamentos para países diferentes a fim de descobrir se há superávits ou déficits (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os economistas frequentemente calculam a balança de pagamentos para entender o fluxo de capital de um país para o outro. Sem dúvidas, esses pagamentos nunca são idênticos em cada país, para que haja um superávit ou deficit em cada um deles. A balança de pagamentos pode ser calculada usando algumas técnicas diferentes, dependendo dos dados disponíveis.

Outras pessoas estão lendo

Informações completas

A maneira mais simples de calcular a balança do valor do comércio é adicionando a conta corrente e subtraindo a conta capital. Se você tiver esses dados, o cálculo será simples. A conta corrente inclui todas as transações em tempo real que não dão origem a outras responsabilidades, como exportações, importações e transferências de dinheiro. A conta capital inclui empréstimos, investimentos e as operações internacionais de bancos centrais. A equação é a seguinte:

conta corrente (menos) conta capital = balanço de pagamentos

Conta Capital

Se você tiver apenas os componentes individuais da conta capital e o número completo da conta corrente, você ainda pode facilmente calcular o balanço de pagamentos. Primeiramente, adicione o investimento estrangeiro direto, que inclui a compra direta, por estrangeiros, de participações em empresas nacionais. Depois, adicione os investimentos em carteiras, que incluem as ações de capital aberto ou títulos. Por último, acrescente as ações de contas de reserva, que são operadas pelo banco central do país. Essas são as ações do governo para comprar ou vender grandes quantidades de moeda e afetar o valor do mercado.

Conta corrente

Da mesma forma, se você só tem componentes da conta corrente e todos da conta capital, você ainda será capaz de calcular o balanço de pagamentos. A conta corrente inclui vários componentes. Em primeiro lugar, há o saldo da balança comercial, que abrange todas as exportações, menos todas as importações. Em seguida, estão os fatores de rendimento, que incluem juros e dividendos. Por fim, têm as transferências líquidas, que incluem a ajuda externa e as remessas dos familiares e dos amigos. Cada componente, seja positivo ou negativo, resume-se a encontrar a conta corrente.

Saldo de equilíbrio

Os economistas também usam um saldo de equilíbrio quando os cálculos não batem corretamente. Isso ocorre quando diferentes métodos de contabilidade são utilizados para componentes distintos de um número. As estatísticas nacionais nem sempre têm relação umas com as outras, tanto dentro do país, como em diferentes nações. Por essa razão, um saldo é adicionado ao fim da equação:

Balança de pagamentos = conta corrente - conta capital (+ ou -) saldo de equilíbrio

O resultado final deve ser zero para a balança de pagamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível