Técnicas de controle de estoque

Escrito por daryn edelman | Traduzido por fabiana silva
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Técnicas de controle de estoque
O uso de código de barras ajuda na rápida localização da mercadoria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ao fazer o controle adequado do estoque, uma empresa pode aproveitar as várias técnicas existentes para aumentar a rentabilidade e otimizar o fluxo de trabalho. Por meio da investigação, da análise competitiva e da experiência, um líder de negócio competente pode equilibrar os custos em comparação aos benefícios a fim de armazenar e organizar os suprimentos necessários para garantir a vitalidade do negócio. Uma cadeia de abastecimento é composta por todos os materiais que ajudam a produzir, comercializar e fornecer o produto. O controle de estoque indica que todos os lados da cadeia de abastecimento, bem como sua logística, foram identificados.

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FIFO

Para um negócio de artigos perecíveis, o processo FIFO (sigla em inglês para First in, First out - Primeiro a entrar é o primeiro a sair) é um conceito importante para entender e manter toda a cadeia de abastecimento. Se uma mercearia não fizer a rotação de seu estoque, os artigos novos que entram sairão imediatamente e os mais antigos irão expirar gerando uma enorme perda. O estoque deve ser organizado por data de recebimento.

Controle inovador

Para uma grande quantidade de estoque que precisa de gerenciamento constante, o uso de dispositivos como código de barras ou de etiquetas RFID (Radio Frequency Identification, identificação por radiofrequência), que podem ser lidos por leitores de mão, é útil para a localização imediata da mercadoria. Há disponíveis no mercado, vários programas de TI para estoque que fornecem uma série de recursos para o rastreamento de mercadorias que inclui conexões com a agência postal, FedEx e/ou UPS e que oferecem, em tempo real, a logística dos produtos.

Custo versus conveniência

Um empresário deve equilibrar o espaço disponível para o estoque extra em comparação com a velocidade de rotação do produto, as taxas de armazenamento, os custos dos produtos à granel comparado com a encomenda regular e se os clientes/usuários finais estariam dispostos a esperar pelo produto.

Níveis de estoque

Definir o nível mínimo de estoque possibilita que sejam estabelecidas inspeções regulares e a reorganização dos suprimentos. Leve em consideração a possibilidade de emergências e de ocorrer uma demora maior do que o tempo médio necessário para os fornecedores reabastecerem o estoque. Isso ajudará a realizar a organização JIT (just in time), onde o estoque é mantido por um período mínimo de tempo, antes de passar para o próximo estágio na cadeia de abastecimento.

Sua segurança

O gasto com a segurança do estoque é um custo necessário. Muitos especialistas recomendam separar a equipe responsável pela gestão do estoque da que tem a responsabilidade financeira. Muitas vezes, as ocorrências de furto e de roubo são cometidas por funcionários, e não por pessoas estranhas. Disponibilizar vigilantes, câmeras, códigos de barras e dispositivos de segurança são procedimentos usados pela maioria das empresas, já que o custo com a segurança dos produtos é mínimo comparado aos milhões de dólares que as empresas perdem a cada ano com bens roubados. Oferecer treinamento para a equipe identificar os potenciais problemas de segurança e ter um método claro para reportar as violações é importante na redução da criminalidade. Muitas vezes, os ladrões utilizam técnicas padronizadas para distrair os funcionários e subtrair o estoque.

Estoque disponível

Ter disponível uma grande quantidade de estoque tem consequências positivas e negativas. Ter um fornecimento imediato significa que os usuários finais recebem seu produto muito mais cedo. A rapidez e a gratificação imediata para um cliente pode fazer a diferença não apenas em uma venda, mas pode gerar recomendações do produto, novos negócios e a fidelização do cliente. No ambiente comercial moderno, onde cada negócio é um negócio global, uma circunstância de emergência ou imprevista, em qualquer lugar do mundo, pode fazer com que a concorrência fique sem os recursos que você dispõe. É claro que é preciso levar em consideração o uso do capital em compras a granel, os custos com a gestão e com o seguro, bem como os produtos que perecem ou ficam obsoletos.

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