Técnicas para desenhar pele com lápis de cor e canetas hidrográficas

Escrito por eve frost | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para desenhar pele com lápis de cor e canetas hidrográficas
Sombras criam uma imagem realista (beautiful blond 2 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Muitos artistas têm dificuldade em desenhar uma pele que pareça real. Na arte, existem muitas técnicas diferentes que produzem texturas e efeitos variados. Lápis de cor criam uma aparência suave e podem ser misturados facilmente para uma sutil transição do claro ao escuro. Canetas hidrográficas (canetinhas) podem ser usadas para criar transições duras e chamativas, como em quadrinhos e artes gráficas.

Outras pessoas estão lendo

Cor e tom

As coisas mais importantes que você precisa para criar um tom de pele realista é uma cor base e versões claras e escuras dela. Adicione o branco ao seu tom de pele para criar um tom mais claro e o preto para um tom mais escuro. O efeito da adição de preto ou branco à cor base resulta em sombras e luzes na imagem que criam um desenho com aspecto realista. Com lápis de cor, a intensidade da cor pode ser dosada pela mistura de cores em camadas. No caso das canetas hidrográficas, é mais difícil. Use um tom mais claro da sua cor base e então use uma linha preta dura para as sombras. A imagem pode também ser deixada branca para indicar onde a luz bate na pele.

Usando a luz

A melhor forma de manter a aparência real da imagem é adicionando sombras e luzes da forma correta. Determine de que direção a luz incide. Imagine que você esteja com uma lanterna ligada diretamente na imagem. Onde é o ponto mais escuro? Onde a luz fica mais saturada? O meio da imagem será a própria cor, e o preto ou o branco serão adicionados para mostrar o que a luz está fazendo. Você terá que misturar o preto e o branco à cor enquanto trabalha com lápis de cor. Com canetas hidrográficas, você não vai ter tanta liberdade de mistura, então as sombras devem ser colocadas de forma específica. Por exemplo, se você tem uma fonte de luz que está muito próxima, sua linha de sombra preta vai ser grossa, assim como o espaço branco. Quanto mais longe estiver a luz, o preto e o branco serão menores.

Densidade

Você pode usar uma de suas canetas hidrográficas e desenhar somente onde ficam as sombras. Deixe o resto da imagem em branco. O observador será capaz de distinguir a imagem observando o formato do espaço branco. Essa técnica seria similar a entalhar a imagem na madeira, as linhas seriam as mesmas. Não é necessariamente requerido preencher todo o espaço de uma imagem para criar uma arte realista.

Saturação

Lápis de cor são quase como a tinta, você pode saturar o desenho com blocos finos de cor e manter a imagem macia e relaxada. Quanto mais você coloca camadas de cor, mais rica a imagem se torna. Lápis de cor de qualidade criam uma imagem que parece pintura. Pressionar o lápis não é a maneira correta de chegar nesse visual; continue a adicionar camadas até que você chegue à intensidade desejada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível