Técnicas para eliminar a vibração de grandes máquinas

Escrito por paul bragulla | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para eliminar a vibração de grandes máquinas
A redução da vibração é importante para muitas indústrias (factory image by cico from Fotolia.com)

As técnicas para reduzir as vibrações perigosas ou danosas de grandes máquinas são comuns a quase todas as indústrias; você pode identificá-las na caldeira ou nas turbinas a gás em navios e em fábricas, instalações de manufatura e no transporte. As vibrações podem desgastar rapidamente, reduzir a precisão da operação e danificar a superfície onde a máquina está apoiada. Os engenheiros acharam formas de prevenir ou reduzir o efeito das vibrações.

Outras pessoas estão lendo

Molas

As molas possuem um melhor aproveitamento quando utilizadas para isolar o maquinário das vibrações de baixa frequências, e possuem muitas vantagens sobre outros sistemas de isolamento. Você pode utilizar molas em uma ampla gama de maquinários de distintas dimensões, de pequenos aparelhos a peças gigantescas de equipamento industrial. Elas resistem a temperaturas extremas, mudanças de temperatura, solventes ou corrosão. As molas impedem que a máquina vibre e se mova de lugar com o tempo, pois são conectadas tanto ao aparelho quanto à superfície que os apóia.

Uma de suas principais desvantagens é que as molas não isolam muito bem o maquinário das vibrações de alta frequência, que podem às vezes ser transmitidas quase sem interferência pelas molas à superfície sobre a qual a máquina está montada. De qualquer modo, é necessário impedir que a máquina balance para frente e para trás sobre as molas.

Calços de elastômero

Calços de elastômero usam um material que absorve vibração entre a fonte de vibração e a superfície, conseguindo um isolamento. As escolhas comuns são borracha natural e sintética, e neoprene. A borracha natural pode ser considerada a melhor escolha se o isolamento for a única preocupação, mas a borracha pode ser degradada por condições meteorológicas severas. Borrachas sintéticas ou outros materiais podem ser usados em ambientes mais extremos, mas nem sempre são tão bons para isolar a fonte. A borracha é tipicamente usada em compressão e corte (sob a fonte da vibração), mas também pode ser usada em tensão (pendurando a fonte acima do meio isolante). Isto, no entanto, reduz a vida útil do aparelho.

Tapetes de isolamento resilientes

A cortiça, fibra de vidro ou materiais como o feltro em tapetes ou painéis entre a fonte de vibração e o ambiente podem reduzir a vibração. Tais materiais são com frequência baratos, fáceis de trabalhar e, no caso da cortiça e da fibra de vidro, relativamente resistentes a solventes e a condições ambientais. O maior problema com os tapetes de isolamento é sua eficiência inerentemente baixa em isolar a fonte do ambiente.

Isolamento inercial

No caso de peças muito grandes, e que geram vibração de relativamente baixa frequência, uma das técnicas mas populares para limitar as vibrações é o isolamento inercial, que previne a transmissão da vibração montando a fonte em uma base de betão ou aço. Esta base amortece o movimento da fonte e é separada do ambiente por molas ou uma camada de fluido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível