Técnicas motivacionais para adolescentes

Escrito por laurie anderson | Traduzido por helmir soares
Técnicas motivacionais para adolescentes

Ajudar o adolescente a compreender bem a razão por que a escola é relevante, pode motivá-lo a ter sucesso

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Motivar os adolescentes a fazerem coisas que não querem pode ser uma tarefa impossível. Muitas vezes, parece que as únicas atividades que eles gostam são dormir, enviar mensagens ou sair com os amigos. Pode parecer difícil levá-los a finalizar tarefas importantes, como fazerem seus deveres de casa ou tarefas domésticas, sem estar constantemente a chamar sua atenção. Você pode ajudá-los a compreenderem por que eles são importantes e ao mesmo tempo motivá-los a mudarem seu comportamento.

Outras pessoas estão lendo

Mostrar respeito

O seu filho adolescente está em uma idade de transição entre a infância e a maturidade, e a maioria dos adolescentes quer ser tratado como um jovem adulto. Oriente seu filho adolescente, falando com ele como se fosse um adulto. Quando o trata como uma criança pequena, ele se sentirá no direito de agir como tal. Tratar seu filho adolescente como um adulto não quer dizer que está lhe dando a liberdade para fazer tudo o que quer, mas mostra que tem respeito pela sua opinião. Essa técnica requer apenas que ouça o que ele tem para lhe dizer e responda calmamente, como faria se estivesse falando com um adulto.

Explicar o motivo

Os adolescentes têm tendência para fazer muitas perguntas, que começam por "porquê". Eles querem saber por que têm de lavar a louça ou por que têm de redigir um trabalho em inglês. Em vez de considerar essas perguntas como conflituosas, explique-lhe que é necessário que cada membro da família contribua para ter a casa limpa ou que ter uma boa avaliação a Inglês é um primeiro passo para ter uma graduação e encontrar uma boa escola ou trabalho. Essa técnica requer que seja você a fazer suas próprias perguntas que comecem por "porquê", como por que motivo não queres estudar para ter uma boa avaliação. A razão dada pelo seu filho pode ser outra, em vez da tradicional "Eu não quero fazer isso".

Dar pequenos passos

Os adolescentes sentem-se muitas vezes estressados com as exigências da escola, da vida familiar, das relações e das atividades extracurriculares. Alguns jovens recebem uma mesada grande por concluir uma tarefa difícil, como "você receberá um telefone novo se tiver boa avaliação esse ano". Isso pode ser frustrante e esmagador para adolescentes que não estão habituados a gerenciar o tempo como um adulto e alguns podem até sentir-se forçados a desistir e a abdicar da recompensa. Divida uma tarefa difícil em várias tarefas menores, oferecendo uma recompensa pequena por cada objetivo atingido, como oferecer uma noite de cinema com um amigo em troca de ter uma boa avaliação em um exame. Essa técnica ajuda os adolescentes a sentirem-se menos ansiosos e esmagados pela pressão de suas tarefas podendo, até mesmo, ajudar seu filho adolescente a desfrutar de pequenas coisas.

Encorajar novos interesses

A sua filha adolescente pode sentir-se desmotivada, porque ainda não teve uma oportunidade para explorar algo que a atrai. Pergunte-lhe qual a área de seu interesse e quais são suas metas a longo prazo. Encoraje-a a explorar essas áreas de interesse e mostre-se interessada também. Perguntar-lhe o motivo dessa atração e o que deseja fazer fará com que se sinta orgulhosa e responsável. Quando ela se sentir motivada a realizar algo construtivo, poderá compreender melhor as razões que a levaram a fazer coisas que não lhe agradaram.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media