Técnicas para fazer velas com cera fria

Escrito por erin black | Traduzido por alice matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para fazer velas com cera fria
Usar a técnica de verter cera quente cria velas texturizadas que manterão sua beleza mesmo depois de alguns arranhões (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Fazer velas é uma arte que existe a séculos. Com os novos desenvolvimentos em equipamentos e suprimentos, o fabricante de vela pode criar objetos suaves e luxuosos com facilidade, mas algumas pessoas ainda gostam de um visual rústico e artesanal. Derramando cera derretida fria em um molde refrigerado, usando a técnica para fazer vela com cera fria, você pode criar uma vela encantadora e textural.

Outras pessoas estão lendo

Segurança

Existem algumas medidas de segurança a serem observadas ao fazer velas a frio. A cera que você usa é um produto inflamável. Ela nunca deve ser deixada sozinha durante o aquecimento e nunca deve ser introduzida em uma chama aberta. Mantenha sempre um extintor de pó químico seco e uma tampa de panela a mão quando estiver derretendo cera. Use a tampa da panela para abafar pequenos incêndios e extintores para apagar os maiores. Trate qualquer fogo de cera como se fosse de óleo e nunca tente colocá-la em água ou um extintor com umidade. Use sempre roupas justas, mas não apertadas, que irão evitar que quaisquer respingos de cera toquem sua pele. Utilize sempre pegadores e luvas de forno quando trabalhar com cera quente e formas. Em caso de queimadura, lave a área afetada com água fria imediatamente. Para as pequenas queimaduras, retire a cera. Se a queimadura for maior, não remova-a de sua pele e vá para a sala de emergência.

Cera

Ao fazer velas com cera fria você vai precisar usar uma que sirva para fazer colunas de velas. Estes tipos de material têm um ponto de fusão relativamente elevado de modo que são duros e sólidos à temperatura ambiente, permitindo que a vela mantenha sua forma. Um ponto de fusão em ou acima de 54 °C irá funcionar melhor. Existem dois tipos básicos de cera usados ​​para fazer velas vertidas a frio, parafina e soja. A parafina é o tipo mais comum e é um subproduto do petróleo. Uma parafina com alto ponto de fusão derrete entre 63 e 65,5 °C. A soja é uma cera natural cujo ponto de fusão varia de 49 a 82 graus centígrados, então tenha certeza de obter uma na faixa mais alta. Lembre-se de seguir todas as instruções dos fabricantes para a cera que você está usando.

Temperatura

Embora o nome sugira que as velas a frio usam cera fria, eles realmente usam cera derretida quente a uma temperatura um pouco mais baixa do que a usada para as quentes. Quando derreter a cera, siga as instruções do fabricante. Recorde-se que ela possui uma temperatura específica, referida como "ponto crítico" na qual vai começar a queimar. Certifique-se de usar um termômetro para alcançar a temperatura adequada e evite atingir a temperatura de ponto de ignição e inicio de incêndio. Quando você tiver alcançado a temperatura indicada, deixe esfriar até que comece a engrossar e formar uma fina pele na superfície antes de vertê-la.

Textura

Velas frias têm um acabamento rústico que pode variar de levemente estriada a espumante e texturizada. Estas texturas são alcançadas permitindo-se que a cera esfrie ligeiramente antes de colocá-la e usando um molde ligeiramente refrigerado e untado. Quanto mais fria estiver a cera quando você a verter, mais textura você obterá em sua vela quando terminada. Você pode experimentar texturas variando quão suavemente você a colocará no molde, o tempo entre parar e despejar e a velocidade com que você preenche o molde. Porque há tantas variáveis ​​ao fazer velas, o processo é realmente de tentativa e erro. Você pode ter certeza de que qualquer vela que fizer usando esse método a frio irá resultar em uma peça interessante e rústica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível