Telas TFT LCD e retroiluminadas por LED

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Telas TFT LCD e retroiluminadas por LED
A tecnologia TFT LCD melhora a qualidade das telas LCD comuns e pode ser combinada com a retroiluminação por LED (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma tela TFT LCD e uma tela iluminada por LED não são exclusivas entre si. Na verdade, muitas das telas TFT LCD mais novas são iluminadas por LED. Essas duas tecnologias trabalham em conjunto para obter imagens mais nítidas e cores mais realistas nas telas LCD usadas em televisões, computadores e outros aparelhos eletrônicos pesoais.

Outras pessoas estão lendo

Tecnologia LCD padrão

LCD, que significa Liquid Crystal Display, ou Tela de Cristal Líquido, é uma tecnologia que usa moléculas de cristal líquido para gerar todas as cores que você vê na tela. Quando uma corrente elétrica passa pelos cristais que ficam entre duas camadas de vidro, eles se orientam em posições diferentes, que determinam as cores que você vê na tela, em forma de pixels. As telas LCD conseguem gerar dezenas de milhares de cores, com base nas diferentes correntes elétricas a que os cristais são expostos.

Tecnologia TFT LCD

A tecnologia TFT LCD é uma melhora sobre os LCDs comuns. TFT significa Thin Film Transistor, ou Transístor de Filme Fino. Como o nome sugere, a diferença entre esta tecnologia e a anterior é uma fina camada que funciona como um transístor para as dezenas de milhões de pixels da tela. Há tantos transístores na camada TFT quanto há pixels na tela. Cada um fornece uma corrente elétrica para o cristal líquido e o pixel que ele forma, e eles são feitos de silício amorfo. Ocupam apenas uma pequena parte do pixel, e deixam mais espaço para que a luz originada da iluminação traseira ilumine o cristal e a cor que ele gera. Isso leva a cores mais vivas e maior contraste entre pixels adjacentes.

Retroiluminação

As telas LCD, sejam TFT ou comuns, são transmissivas o que significa que não produzem sua própria luz, mas dependem de outra fonte de luz para iluminar as cores que vê na tela. Há duas principais tecnologias de iluminação que são usadas tanto em telas LCD quanto em TFT LCD: LED e CCFL. A tecnologia LED, que é a mais moderna das duas, significa Light-Emitting Diodes, ou Diodos Emissores de Luz, enquanto CCFL significa Cold-Cathode Fluorescent Lamps, ou Lâmpadas Fluorescentes de Cátodo Frio.

Combinando tecnologias

Assim como o TFT é um avanço sobre a tecnologia LCD tradicional, o LED é uma forma mais moderna de iluminar uma tela LCD, em comparação com as lâmpadas CCFL. A iluminação por LED é mais eficiente, usando menos energia e reduzindo os custos para o usuário. As TVs LED, que são o termo genérico usado para descrever as TVs e os monitores LCD com iluminação por LED, vêm em uma série de tipos, incluindo conjunto completo, com ou sem redução de intensidade local. Esta última função permite que uma parte da iluminação LED seja ligada e desligada, melhorando a qualidade dos pretos, aliviando uma crítica comum da tecnologia LCD.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível