A temperatura do ambiente pode afetar o desempenho do computador?

Escrito por william souplis | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A temperatura do ambiente pode afetar o desempenho do computador?
Computadores modernos normalmente têm bom desempenho nas temperaturas típicas de casas ou escritórios (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Computadores geram calor e geralmente têm uma ventoinha ou dissipador de calor para mantê-los frios. Em geral, se você se sentir confortável num ambiente, seu computador também deve estar bem. Embora a documentação do fabricante seja a autoridade máxima, existem algumas diretrizes gerais para vários computadores em relação à temperatura ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Computadores de mesa

O controle de temperatura é relativamente simples com computadores de mesa. Eles geralmente ficam num só lugar – uma casa ou escritório onde a temperatura ambiente é confortável tanto para pessoas quanto para computadores. Deixar que a temperatura se eleve ou caia para além dos valores recomendados pelo fabricante pode prejudicar o desempenho do processador. Isto pode levar a erros de dados, falhas no sistema ou, em casos extremos, danos ao computador. Se você costuma deixar computadores ligados quando sua casa ou escritório está vazio, você deve configurar o sistema de climatização para manter a temperatura dentro dos valores recomendados ou desligar os computadores.

A temperatura do ambiente pode afetar o desempenho do computador?
Em ambientes normais de casa ou escritório, problemas de temperatura com computadores de mesa são raros (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Laptops

A variação de temperatura recomendada para o seu laptop pode ser maior, porque o fabricante o projetou para ser portátil. Porém, tome um cuidado especial com a tela de LCD. Calor ou frio excessivos podem causar o mau funcionamento da tela. Especialmente em temperaturas congelantes, pode haver danos permanentes. Evite manter um laptop dentro de um veículo por muito tempo no verão quente ou nas temperaturas frias do inverno.

A temperatura do ambiente pode afetar o desempenho do computador?
A tela de LCD é uma das partes mais sensíveis à temperatura do laptop (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Tablets

Os problemas de gerenciamento da temperatura em tablets e laptops são similares, especialmente porque os tablets também têm telas de LCD. Temperaturas quentes ou frias também podem prejudicar o desempenho da bateria e sua capacidade de segurar a carga por um período satisfatório de tempo.

A temperatura do ambiente pode afetar o desempenho do computador?
Com tablets, a duração da bateria e o seu desempenho podem variar com a temperatura (Comstock/Comstock/Getty Images)

Servidores de rede

A temperatura é uma preocupação significativa em relação a servidores e outros componentes de rede de computadores. Eles geram mais calor porque geralmente operam 24 horas por dia, gerenciando tráfego pesado de dados. Problemas de temperatura poderiam resultar em falhas caras. Novamente, siga as recomendações do fabricante ou de um especialista em redes treinado. Para uma pequena rede de escritório com um único servidor, um "armário para servidor" com uma unidade de ar condicionado complementar pode ser suficiente. Redes grandes com muitos equipamentos de rede e telecomunicações podem precisar de um piso elevado e um sistema especializado para resfriar os componentes diretamente. Engenheiros de rede incorporam sistemas de resfriamento no design e instalação iniciais.

A temperatura do ambiente pode afetar o desempenho do computador?
Redes complexas precisam de sistemas de resfriamento especializados (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível