Temperos para alimentos que reduzem o colesterol ruim

Escrito por angeline oppenheimer | Traduzido por luana ribeiro
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Temperos para alimentos que reduzem o colesterol ruim
Conheça alguns temperos que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O colesterol é um lipídio (substância gordurosa) produzido naturalmente pelo fígado. Ele também é obtido pela comida que você ingere. Comer muitos alimentos com gorduras saturadas pode elevar os níveis de colesterol ruim. O colesterol ruim, também conhecido como lipoproteína de baixa densidade (LDL) causa a formação de placas nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrames. O colesterol bom, ou lipoproteína de alta densidade (HDL) carrega o colesterol para o fígado para ser eliminado. Reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar os do colesterol bom podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Temperos de alimentos podem lhe ajudar a fazer isso.

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Canela

A canela vem sendo utilizada em diversas culturas para tratar diversos problemas de saúde. Na China, ela é utilizada para tratar resfriados, problemas digestivos, náusea, diarreia e períodos de dor. Os egípcios a utilizavam para embalsamar corpos e como um conservante de alimentos. Os romanos utilizavam como um agente medicinal e para purificar o ar da casa. Atualmente a canela ainda possui diversos usos medicinais -- de tratamento de diabetes e até para câncer. De acordo com Reader's Digest., um estudo do Paquistão descobriu que 1/2 colher de chá diária de canela pode reduzir o colesterol ruim em pessoas com diabetes de tipo 2 em cerca de 30%, reduzindo o colesterol total em 26%.

Utilize canela em pó para adicionar sabor aos cozidos. Polvilhe canela em brindes, sobremesas, frutas ou bebidas como café ou chocolate quente.

Temperos para alimentos que reduzem o colesterol ruim
Você pode utilizar a canela polvilhada em sobremesas, frutas, bebidas entre outros alimentos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Cúrcuma

O tumérico ou açafrão-da-terra, mais conhecido como cúrcuma, é proveniente da planta Curcuma longa e sua carne é de cor laranja brilhante. Ela é normalmente utilizada para temperar alimentos na Ásia e Índia tais como curries e ensopados, ou como tempero para carne e peixe. Entretanto, ela não é apenas uma especiaria de culinária; a cúrcuma traz muitos benefícios para a saúde devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. De acordo com Medline Plus, estudos iniciais relevaram que o tumérico pode reduzir o colesterol ruim e o colesterol total do corpo. Seu agente ativo, a curcumina, age como uma molécula mensageira que direciona os genes no fígado para aumentar a produção de proteínas mensageiras para que o corpo se livre do colesterol ruim.

Apesar da cúrcuma normalmente ser encontrada no curry em pó, essa quantidade não é significativa. É melhor obter a forma pura do tumérico para aproveitar os maiores níveis da curcumina. Utilize essa especiaria para temperar curries, sopas de lentilha, alimentos fritos e como um tempero para a carne e o peixe.

Temperos para alimentos que reduzem o colesterol ruim
A cúrcuma ou tumérico é outra especiaria que traz benefícios para a saúde. Utilize-a em alimentos como sopas, carne, peixe entre outros (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Gengibre

O gengibre proporciona mais que sabor aos alimentos, sobremesas e bebidas. De acordo com University of Maryland Medical Center, este caule subterrâneo da planta Zingiber officinale pode beneficiar as pessoas com doenças cardíacas. Estudos preliminares demonstraram que o gengibre pode abaixar os níveis de colesterol e prevenir que o sangue fique obstruído, graças aos seus agentes ativos, gingerol e shogaols.

Tempere seus alimentos com gengibre ralado ou coloque fatias de gengibre em água fervente para obter um drinque refrescante. O gengibre adiciona um sabor fresco para pratos salteados, sopas, marinados e molhos. Ele é um condimento asiático comum na forma de conserva. Essa raiz também é disponibilizada em extratos, tinturas, cápsulas e óleos.

Temperos para alimentos que reduzem o colesterol ruim
Inclua o gengibre em sua dieta para obter benefícios para sua saúde, como reduzir o colesterol ruim (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Alecrim

Essa erva de culinária bem conhecida vem sendo utilizada para tratar uma variedade de problemas desde problemas digestivos até dores de cabeça. O alecrim fornece dois ingredientes ativos, ácido caféico e ácido de alecrim, sendo que ambos são potentes antioxidantes responsáveis por suas propriedades terapêuticas. Incluir o alecrim em sua dieta pode beneficiar as funções cardiovasculares, já que pode-se obter uma melhora no fluxo sanguíneo e diminuir o colesterol e pressão alta.

Utilize o alecrim para temperar carne e peixe. A erva pode ser utilizada para temperar molhos, guisados, marinados e saladas.

Temperos para alimentos que reduzem o colesterol ruim
O alecrim pode tratar diversos problemas de saúde, além de ser um ótimo tempero para os alimentos. Utilize-o em suas refeições para desfrutar de todos esses benefícios (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

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