Teor de sódio em alimentos para cães

Escrito por colleen o'brien | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Teor de sódio em alimentos para cães
Alimente seu cão com alimentos saudáveis (Hund, Golden Retriever image by R.-Andreas Klein from Fotolia.com)

O teor de sódio em alimentos para cães varia de acordo com o sabor, tipo e formulação do produto. Ele está presente não apenas no sal, mas também em muitos ingredientes diferentes. Em geral, os cães conseguem tolerar a quantidade de sal presente em seus alimentos, mas é importante prestar atenção nesse aditivo em particular. Se seu cão comer muito sódio, ele pode acabar contraindo problemas de saúde ou piorar os que já existem.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

Com moderação, o sódio é benéfico para todos os sistemas do corpo do cão. Ele ajuda a manter o equilíbrio ideal do fluido nas células para ajudar a mantê-las funcionando corretamente. Também ajuda a conduzir impulsos nervosos e contrações musculares, além de ser adicionado para preencher as exigências nutricionais dos alimentos para cães, uma vez que o sódio é um mineral essencial na dieta de um cão. Como conservante, o sal evita que os microorganismos cresçam e provoquem contaminações.

Fontes

O sódio é encontrado em muitos ingredientes dos alimentos para cães. Carnes bovinas, frango e peixe contêm quantidades consideráveis de sódio. Mesmo os vegetais, como cenouras e batatas, são ricos nesta substância. Os molhos e caldos presentes em alimentos enlatados têm uma quantidade significante de sal. Além dos líquidos adicionados nesses alimentos, os níveis de sódio são geralmente mais altos nestes produtos porque ajudam a controlar os níveis de umidade da comida.

Dieta diária

De acordo com o Board on Agriculture and Natural Resources, a permissão diária de sódio recomendada para um cão saudável que pese 15 quilos e consuma 1000 calorias por dia é de 100 mg. A quantidade pode ser ajustada para cães menores ou maiores. Certifique-se de administrar a quantidade necessária para o seu cão de acordo com seu peso e consumo calórico. Se você alimentá-lo com uma dieta caseira, não é necessário adicionar sal à comida.

Considerações

Ao procurar pela quantidade de sal no rótulo da comida do seu cão, perceba que os ingredientes estão listados por peso. Há mais sal por gramas em um produto seco, mas por ele ter menos umidade, pode parecer ter menos sódio que um produto mais úmido. Se o produto contiver sal, ele não deve aparecer nos cinco primeiros ingredientes. Cães com edema pulmonar ou problemas com retenção de líquido devem fazer uma dieta com pouco sal.

Advertências

Muito sódio na dieta de um cão pode levar à sede excessiva, além de inchaços pelo corpo. Isso coloca uma pressão no sistema circulatório e nos rins quando o corpo tenta se livrar do excesso de fluido. Pouco sal pode causar desidratação, que pode por a vida do cão em risco. Vômito, diarreia e convulsões podem indicar intoxicação por íons de sódio, o que ocorre quando o cão consome muito sal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível