Terapia ocupacional no tratamento de fibromialgia

Escrito por jill lee | Traduzido por ana angelica clemente
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Terapia ocupacional no tratamento de fibromialgia
A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica e engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, e distúrbios do sono (maux de tete image by iMAGINE from Fotolia.com)

A fibromialgia provoca dor crônica e fadiga, prejudicando a qualidade de vida e o desempenho profissional. Atividades diárias simples podem ser de grande esforço, quando os sintomas estão no seu ápice. Se o que dificulta a realização das tarefas e atividades diárias é a fibromialgia, converse com seu médico sobre ir a um terapeuta ocupacional, para ajudá-lo com mudanças de seu estilo de vida e viver melhor.

Outras pessoas estão lendo

O que é terapeuta ocupacional

É um terapeuta treinado em combinar aspectos físicos e mentais em um programa de reabilitação. Eles ensinam pessoas com várias deficiências e doenças a melhorar o modo de realizar atividades diárias em casa e no trabalho. Pessoas com dor crônica como os pacientes com fibromialgia, se beneficiam de um terapeuta ocupacional para aprender a controlar sua dor de forma a interferir o menos possível em suas atividades, seja no trabalho ou em casa.

O que faz um terapeuta ocupacional?

Quando você visita o terapeuta ocupacional pela primeira vez, ele faz várias perguntas sobre sua saúde e estilo de vida. Prepare-se para falar da intensidade da dor que sente e de outros problemas de saúde que tenha, que medicamentos toma, como é a distribuição da casa, em que trabalha e como executa suas atividades cotidianas, como cozinhar e fazer limpeza.

Alguns terapeutas podem acompanhá-lo em sua casa ou local de trabalho e observar sua rotina. Não tenha medo de questionar, tire todas suas dúvidas. Seu terapeuta fará um exame físico completo, e através de alguns exercícios vai determinar seus níveis de dor e sua amplitude de movimento.

Após a avaliação inicial, vocês dois começam a trabalhar para controlar a dor da doença, modificando suas atividades diárias para que você possa se sentir melhor. Converse sobre suas dificuldades na realização de atividades, como subir escadas, fazer compras, ou quaisquer outros exercícios que você acha difícil. Seu terapeuta vai elaborar um plano de exercícios, junto com você, para diminuir a dor e promover o relaxamento.

Ele mostrará como fazer exercícios de alongamento, de forma suave, que deve ser repetido em casa para diminuir a dor e criará um plano de exercícios para mantê-lo saudável e em movimento. Se você trabalha em escritório, fale com ele sobre a ergonomia adequada para reduzir a tensão e a fadiga muscular. Trabalhe com seu terapeuta técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração profunda e meditação, que ajudam a reduzir o estresse e diminui a dor da fibromialgia.

Se você tem problemas para se locomover, discuta sobre as opções de mobilidade, tais como uma scooter ou um andador, para que ele possa ajudar a decidir sobre a melhor opção.

Os tratamentos duram várias semanas ou meses. Avise sobre quaisquer alterações no curso de tratamento para que ajustes possam ser feitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível