×
Loading ...

Com qual tesoura devo tosar meu Border Collie?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Border collies possuem pelagem de comprimento médio em grande variedade de coloração. Ela possui várias camadas, que muda a composição dependendo da época do ano, por causa da troca de pelo. Selecionar as ferramentas certas para tosar seu border collie é importante. Existem vários tipos de tesouras que podem ser usadas para tosar cães, mas todas têm propósitos diferentes.

A pelagem de um border collie merece um cuidado especial (Kane Skennar/Photodisc/Getty Images)

Aparador elétrico

Aparadores elétricos também são conhecidos como "maquininhas". Eles são úteis para aparar áreas grandes da pelagem do cão a um comprimento específico. Aparadores elétricos possuem vários pentes que permitem escolher o comprimento do pelo que você quer. Se o pelo do cachorro é muito emaranhado, você pode usar um pente que permite que você apare os pelos mais próximo da pele. Escolha aparadores seguros e que possuem pentes e lâminas destacáveis, facilitando a limpeza da máquina. Você também pode comprar lâminas novas, quando as primeiras ficarem cegas.

Loading...

Tesoura dentada

As tesouras dentadas são muitos parecidas com as tesouras comuns, exceto pelo fato de uma das lâminas possuir dentes, como se fosse um pente. Isso permite que apenas metade dos pelos que estão entre a tesoura sejam cortados. Elas são usadas principalmente para dar leveza ao pelo do cachorro, para que ele não acumule muito calor. Isso deixa o cachorro mais confortável em estações mais quentes. Tesouras dentadas também possuem a vantagem de disfarçar a linha do corte, o que esconde melhor os possíveis erros no corte.

Tesoura curva

Tesouras curvas para tosa são muito similares às usadas para cortar cabelo humano, exceto pelo fato de terem pontas redondas. Elas impedem que o cachorro seja machucado acidentalmente. Devem ser usadas para cortar os pelos em pequenas áreas, cujos pelos devem ter o mesmo comprimento, como atrás das orelhas e entre os dedos. Tesouras curvas também são úteis para remover pequenos emaranhados e nós, principalmente se o cachorro não gosta de ser escovado. Levante o pelo com o auxílio de um pente, e então corte o nó. Tome cuidado para não arrancar os pelos.

O que fazer depois

Se seu border collie está sujo, a melhor hora para banhá-lo é logo após a tosa, para remover todo o pelo solto. Você sempre deve tosar seu cachorro com o pelo seco. Cortar a pelagem molhada é muito mais difícil. Se seu cão estiver limpo, ou se você já o lavou e secou, elimine os pelos soltos com uma rasqueadeira. As rasqueadeiras são escovas retas, com pequenos ganchos de metal, especialmente projetados para remover o pelo solto e velho. Depois disso, escová-lo com uma escova comum conclui o seu trabalho.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...