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Como testar um cabo de vela de um veículo

Escrito por tom keaton | Traduzido por thiago andre scarani
Como testar um cabo de vela de um veículo

Você pode testar seus cabos de vela rapidamente, em casa

spark image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com

É bem simples testar cabos de vela, seja para saber se seus novos cabos de vela resistivos possuem a resistência correta e a qualidade necessária, ou para testar seus cabos de vela atuais. A resistência correta é fundamental para que as velas recebam a corrente correta, de forma que seu motor funcione adequadamente e economize combustível.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Trapos ou toalhas de papel
  • WD-40
  • Multímetro
  • Graxa dielétrica
  • Alicate de bico fino

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Instruções

  1. 1

    Remova apenas um cabo de vela por vez. Se ele for usado, limpe-o com WD-40, pois será mais fácil fazer a inspeção visual se ele estiver limpo. Assegure-se de que as presilhas de metal dos conectores das pontas do cabo estão limpas, livres de corrosão e em boas condições.

  2. 2

    Prepare seu multímetro, colocando-o na seção de OHM e na faixa de 20.000, ou 20k.

  3. 3

    Meça o comprimento do cabo, pois será necessário conhecê-lo para determinar os resultados do teste. Para testá-lo, coloque a sonda positiva, ou vermelha, em uma ponta, assegurando-se de que ela está em contato com a presilha de metal do conector, e a negativa, ou preta, na outra ponta.

  4. 4

    Observe as leituras, que podem variar inicialmente, mas logo devem estabilizar. Um cabo mais curto, de cerca de 30 cm, deve ter resistência de 6 a 7 Ohm, enquanto um cabo mais longo, de 76 cm, deve medir entre 9 e 11 Ohm. Um cabo intermediário, de 60 cm de comprimento, deve ter entre 7,5 e 9 Ohm. Todos esses valores são normais, mas se a resistência medida for inferior a 6 Ohm, independente do comprimento do cabo, ele está com a resistência baixa demais e deve ser substituído.

  5. 5

    Instale, ou reinstale, os cabos, se a leitura for satisfatória. Aplique uma pequena quantidade de graxa dielétrica na parte interna das presilhas de metal, do interior do conector, para assegurar que o conector não fique preso na vela e para evitar a formação de arcos voltaicos.

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    Instale os cabos novamente nas velas e na tampa do distribuidor, na mesma posição de que os retirou, assegurando-se de que ambas as pontas estejam conectadas firmemente. Puxe-o levemente, após a instalação, para garantir que está bem encaixado. Se tiver dificuldades para fixá-lo, use um alicate de bico fino para ajustar as presilhas, de forma que se encaixem adequadamente.

Dicas & Advertências

  • Este teste não verifica um possível vazamento de centelha, que pode ocorrer se o isolamento do cabo estiver quebrado ou defeituoso. Para isso, inspecione o cabo visualmente, ou veja se a centelha está saindo do cabo ou formando arco voltaico, com o motor em funcionamento.
  • Em alguns casos, até mesmo cabos novos podem não apresentar a resistência adequada. Evite cabos muito baratos e de marcas desconhecidas.
  • Cabos sólidos de cobre, como os MSD ou modelos especiais para competições, apresentarão resistência muito baixa ou nula, e parecerão estar em curto, então este teste só vale para cabos resistivos, de carbono.
  • Teste apenas um cabo por vez, pois é fundamental que você não altere a ordem deles.

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