Mais
×

Como testar termopar com multímetro

Atualizada July 20, 2017

Termopar é um instrumento de segurança vital para muitos aparelhos a gás. Um termopar usa o calor da chama para produzir uma milivoltagem, que controla a válvula de gás. Se a chama se apagar, o termopar não manda mais a milivoltagem requerida para permitir que a válvula de gás se mantenha aberta, selando assim a válvula para prevenir vazamentos perigosos de gás.

Instruções

Use uma pequena fonte de chama para testar um termopar com um multímetro (Flame image by vintsik from Fotolia.com)

    Testando o termopar

  1. Remova o termopar do aparelho. Certifique-se de seguir todos os protocolos de segurança. Certifique-se também de que o multímetro possa ser usado para ler tanto resistência como voltagem.

  2. Escolha um teste para avaliar o termopar. Os três testes mais usados são o de circuito aberto, de circuito fechado e de resistência. Apesar de todos os três serem úteis, o teste de circuito fechado indica claramente se o termopar está funcionando adequadamente sob carga e é geralmente o teste mais realizado.

  3. Selecione a opção de resistência ou ohms no multímetro. Coloque um cabo de teste no lado do termopar e o outro na extremidade parafusada à válvula de gás. Se o termopar tiver continuidade adequada, uma pequena resistência deverá ser registrada pelo multímetro. Muitos multímetros também indicam continuidade por um alerta sonoro. Se a leitura no multímetro indicar "OL", o termopar não possui continuidade e, portanto, não é utilizável. Um leitura de alta resistência, como 40 ohms, sugere que a resistência causará problemas e que o termopar deve ser descartado.

  4. Mude o multímetro para leitura de voltagem (milivolts) para realizar um teste de circuito aberto. Coloque um dos cabos do multímetro no lado do termopar e o outro na extremidade que entra na válvula de gás. Acenda um isqueiro, ou outra fonte de calor com uma chama, no lado oposto do termopar. Os termopares projetados para uso de aparelho a gás residenciais, como lareiras, aquecedores de água e fornos, são feitos para 30 milivolts. A leitura deve ficar entre 25 e 30. Qualquer queda ou oscilação em torno de 20 milivolts significa que o termopar deve ser substituído. O dispositivo deve ser usado com cautela se a leitura situa-se entre 21 e 25 milivolts.

  5. Realize um teste de circuito fechado usando um adaptador de termopar para verificar a capacidade verdadeira de desempenho sob carga. É mais fácil realizar esse teste usando clipes do tipo jacaré ligados aos cabos de teste. Primeiramente, ligue o adaptador de termopar à válvula de gás no lugar do termopar. Ligue o termopar normalmente, com a exceção de que a extremidade que seria ligada à válvula de gás deve ser ligada no adaptador.

  6. Ligue o aparelho e coloque o clipe do multímetro no lado do termopar. Ligue o outro clipe na saída do outro lado do adaptador. A leitura deve indicar entre 12 e 15 milivolts. Menos que 12 milivolts significa que o termopar está defeituoso.

Dicas

  • Certifique-se de que o multímetro possa ler resistência (ohms) e voltagem (milivolts).

Coisas Necessárias

  • Multímetro
  • Clipes do tipo jacaré
  • Chave de fenda
  • Adaptador de termopar
  • Isqueiro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article