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Como testar o motor compressor de um refrigerador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se sua geladeira parece estar ligando e desligando frequentemente ou simplesmente não resfria como deveria, pode haver um problema com o relé ou motor do compressor. Primeiramente, determine se o problema é com o relé. Se esse não for o caso, aprenda como testar o motor do compressor.

Instruções

Se a comida não estiver suficientemente gelada, verifique o motor do compressor (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue o refrigerador ou o disjuntor que o energiza. Como será necessário trabalhar na parte de trás da geladeira, desligá-la deixa a tarefa mais fácil.

  2. Na parte de trás, perto da base, será possível enxergar um objeto grande e cilíndrico, que é o compressor. No lado direito — na maioria dos casos — haverá uma caixa com fios saindo dela. Remova a tampa, retirando os parafusos ou grampos que a mantém no lugar.

  3. Agora deve ser possível ver o relé, o protetor contra sobrecargas e os terminais do motor do compressor. O relé pode ser removido simplesmente puxando-o da unidade.

  4. Com o alicate de bico, retire o fio conector do relé pegando o conector, não o fio. Observe se há sinais de corrosão em alguma das partes. Se houver, substitua a parte corroída.

  5. No motor, será possível ver três terminais. Ajuste o multímetro, disponível em qualquer loja de material de construção, para realizar medidas em ohms, geralmente na configuração RX1 ou X1, de acordo com o modelo.

  6. Encoste uma das ponteiras do multímetro a um dos terminais e a mantenha ali. Em seguida, encoste a outra ponteira no segundo terminal e, depois, no terceiro. As medidas de todos os testes devem ser de zero ohms.

  7. Passe a ponteira que estava no primeiro terminal para o segundo. Utilize a outra ponteira nos outros terminais, um de cada vez. O multímetro deve continuar exibindo uma leitura de zero ohms em cada teste.

  8. Segure a ponteira no último terminal e teste os outros dois individualmente. Novamente, as leituras devem ser todas de zero ohms. Se o motor do compressor não passar em um dos testes, será necessário levá-lo para assistência profissional.

  9. Embora esteja sendo testado o motor, também é possível verificar o aterramento do compressor. Mantenha o multímetro na configuração de ohms e encoste uma das ponteiras no lado da caixa de metal que abriga o relé. Com a outra ponteira, toque os três terminais, um de cada vez. O multímetro deve apresentar as três leituras como "infinito". Caso contrário, o motor do compressor deverá ser consertado por um profissional.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Multímetro
  • Alicate de bico
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