Diferenças entre tinta a óleo e latex para pintar madeiras em exteriores

Escrito por lisa chinn Google | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre tinta a óleo e latex para pintar madeiras em exteriores
A tinta pode colorir e proteger uma grande variedade de estruturas exteriores de madeira, como cercas, paredes e decks (A fence in the white sands national monument image by Sam from Fotolia.com)

Tanto a látex quanto a tinta a óleo servem para pintar e proteger a madeira, mas elas possuem diferentes benefícios e desvantagens quando usadas em madeiras exteriores. Elas possuem aparências diferentes e podem funcionar melhor em ambientes diferentes. Um pouco de conhecimento a respeito dos tipos de tinta a óleo e látex disponíveis pode ajudar uma pessoa que está reformando a casa a escolher o melhor tipo para as madeiras exteriores.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos principais de tintas a óleo e uma categoria principal de látex. As primeiras, descoloridas, fazem a madeira parecer acinzentada e naturalmente desgastada pelo tempo, de acordo com a Universidade Estadual de Iowa. Elas ajudam a proporcionar uma coloração uniforme e matam o mofo. Tintas a óleo e látex pigmentadas estão disponíveis em uma grande variedade de cores para proporcionar diferentes tinturas para a madeira. As tintas a óleo pigmentadas podem ser adquiridas com um acabamento mais grosso ou mais fino, fornecendo mais ou menos efeito de cor e permitindo que menos ou mais do grão da madeira apareça por baixo.

Aparência

As tintas de látex quase sempre possuem uma aparência de cores sólidas, enquanto as tintas a óleo variam de transparente a sólidas, de acordo com a Universidade Estadual de Iowa. Existem, contudo, alguns látex transparentes, mas eles cobrem a madeira ao invés de serem absorvidos por ela, assim como as tintas a óleo. Portanto, as tintas a óleo transparentes ou semitransparentes dão uma aparência mais natural à madeira que o látex. As tintas a óleo sólidas (opacas) cobrem a madeira de maneira similar ao látex, mas elas tendem a ser absorvidas pela madeira sem deixar uma camada na superfície.

Condições climáticas

Tintas látex semitransparentes geralmente formam uma camada protetora muito fina na madeira e tendem a rachar em condições climáticas extremas, de acordo com o Departamento Americano de Agricultura. As tintas látex sólidas (opacas) formam uma camada de proteção mais grossa, porém mais flexível, que não racha tão facilmente quanto a semitransparente ou a tinta a óleo. As tintas a óleo sólidas geralmente racham com facilidade, a menos que a madeira exterior receba várias camadas dela. As tintas a óleo semitransparentes são absorvidas pela madeira, portanto, não racham ou descascam quando expostas a condições climáticas extremas, de acordo com o Departamento Americano de Agricultura. Elas irão se desgastar com o passar do tempo, mas são fáceis de reaplicar.

Duração

O site Lowes.com explica que as tintas látex geralmente duram mais que as tintas a óleo que penetram na madeira. Contudo, o Departamento Americano de Agricultura adverte que se essa tinta descascar, rachaduras e camadas de outras tintas irão aparecer facilmente através da nova camada de látex. Contudo, tintas a óleo penetrantes (semitranslúcidas) cobrem bem outras camadas de tinta e se misturam com elas muito bem.

Outras diferenças

O látex impede o crescimento de mofo melhor que as tintas a óleo, de acordo com o Departamento Americano de Agricultura. Porém, ele possui o ponto negativo de mostrar marcas e sinais com mais frequência que as tintas a óleo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível