Lazer e cultura

Tintas de aquarelas ecologicamente corretas para crianças

Escrito por b. maté | Traduzido por débora sousa
Tintas de aquarelas ecologicamente corretas para crianças

Pintar com aquarelas ecologicamente corretas é o mesmo que pintar com tintas comuns

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Criativas e seguras para o meio ambiente, as pinturas ecologicamente corretas de aquarela podem ser um artesanato divertido para as crianças de todas as idades. Essas tintas são semelhantes às tintas infantis comuns, mas elas não possuem petróleo, metais pesados e toxinas encontradas em paletas tradicionais das lojas. A embalagem das aquarelas normalmente são feitas de materiais reciclados, como plástico e papelão. Outra opção ecológica é fazer as suas próprias tintas de aquarela utilizando corantes orgânicos alimentares.

Outras pessoas estão lendo

Corante vegetal

As aquarelas feitas de corantes de plantas são muitas vezes líquidas, ao invés de blocos sólidos de cor. Os corantes naturais são extraídos de plantas que produzem cores e vêm em uma variedade de tons, de um amarelo-ouro ao roxo escuro. Os corantes são guardados em copos de vidro reciclado e podem ser despejados em uma paleta com pequenos copos para cada cor. A tinta líquida é frequentemente utilizada de forma semelhante a aquarelas comuns. As crianças podem mergulhar o pincel na água para diluir a cor da tinta antes de aplicá-la no papel normal.

Mel

O mel era uma das pastas mais antigas para aquarelas e ressurgiu nas tintas ecologicamente corretas para crianças. Essas tintas de aquarela estão frequentemente disponíveis já em forma de paleta, e tudo o que as crianças precisam fazer é adicionar água para hidratar a cor. A substância pegajosa ajuda a extrair a umidade do ar, que evita que as tintas fiquem duras. Como resultado, as crianças geralmente aplicam água às tintas com menos frequência. Como outros artesanatos ecológicos, as aquarelas à base de mel são muitas vezes vendidas em paletas de plástico reciclado.

Goma arábica

Outra resina natural utilizada para as aquarelas ecologicamente corretas é a goma arábica, uma pasta natural extraída da árvore acácia. Também conhecida como goma acácia, a substância marrom enrijece na árvore antes da colheita. Então ela é esculpida, derretida e pigmentos naturais são adicionados. Ela é usada nas aquarelas ecológicas porque a resina é sólida em temperatura ambiente, mas dissolve facilmente na água. As tintas ecológicas à base de goma arábicas muitas vezes são vendidas em forma de bolo em paletas de plástico recicladas.

Caseiras

Outra forma de conseguir tintas ecologicamente corretas em casa é fazê-las. Misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de vinagre e deixe a mistura descansar até a efervescência parar. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de amido de milho e o ingrediente de ligação, que é meia colher de sopa. Misture até ficar farelento e distribua nos copos de mini latas de muffin. Adicione cerca de 10 gotas de corante orgânico alimentar a cada copo e misture para criar as cores individuais. Essa receita deve render tinta base suficiente para fazer de seis a sete cores.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media