Tipos de avaliação formativa

Escrito por karen silvestri | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de avaliação formativa
Avalie o aprendizado de seus alunos (Students Studying a book - education homework image by Pavel Bernshtam from Fotolia.com)

Educadores usam avaliações formativas para monitorar e atualizar o ensino de sala de aula e estes tipos de avaliações não são usados na média de notas do aluno. Tipos de avaliação formativa incluem observação informal, folha de exercícios, questionários, diários e testes de diagnóstico que permitem que o professor avalie como está o desempenho dos alunos e se o plano de aula está funcionando. Na verdade, alguns professores gostam de usar a avaliação formativa como suporte para o planejamento de cursos.

Outras pessoas estão lendo

Observação

Uma forma de avaliação formativa é observar os alunos enquanto eles trabalham em um projeto específico. O professor anda pela sala de aula, ocasionalmente oferecendo orientação e incentivo, enquanto os alunos trabalham. A observação funciona bem quando a professora pretende monitorar como os alunos trabalham em grupos ou individualmente. Ela nota como está o desempenho dos alunos e também se precisam ou não ser feitas modificações para a avaliação.

Folha de exercícios

Os professores podem usar folhas de exercícios como avaliações formativas, que podem ser trabalhos de aula ou lição de casa. Este trabalho não será incluído na nota média oficial do estudante, mas será usado como um meio de medir o quanto o aluno compreende o assunto que está sendo abordado. O professor pode achar que o trabalho é muito fácil para os alunos ou que eles não estão compreendendo as informações muito bem. Usando esta informação ele pode, então, fazer modificações quando necessário.

Questionários

Muitas vezes, os professores usam questionários para avaliar a compreensão do aluno. Estes questionários também não valem nota. Um método de avaliação formativa em forma de perguntas e respostas consiste em usar um projetor para passar algumas perguntas sobre a aula, as quais devem ser respondidas pela classe. Esta forma de avaliação funciona bem quando se revisa a matéria para um teste sumativo. Professores também podem dar questionários individuais para alunos ou grupos de alunos.

Diários

Um dos meios eficazes de avaliação formativa é o diário. Os alunos são solicitados a escrever periodicamente seus pensamentos e sentimentos sobre como estão progredindo na aula, além de dizer o que gostaram ou não em uma determinada tarefa. Esta informação dá ao professor uma noção da eficácia de um determinado plano de aula; portanto, se a maioria dos diários de classe informar que os alunos tiveram dificuldade em uma aula específica, o professor saberá que precisa alterá-la.

Testes de diagnóstico

Usados geralmente no início do período letivo, os testes de diagnóstico são um tipo de avaliação formativa que permite que o professor e a administração determinem o nível apropriado de ensino para os estudantes. Os diagnósticos podem ser usados em quase todas as disciplinas para avaliar o nível de proficiência, compreensão e domínio das informações. É útil informar aos alunos que se trata de uma ferramenta de diagnóstico que não valerá nota, mas será usada para ajudá-los a ver seus pontos fortes e fracos em uma disciplina. Informar os alunos reduz a ansiedade do teste e produz resultados mais precisos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível