Tipos de bacias de drenagem

Escrito por theresa custodio | Traduzido por kauwai nobre
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de bacias de drenagem
Uma bacia de drenagem geralmente contém um rio (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Uma bacia de drenagem é uma porção de terra onde a água da chuva, da neve ou do gele derrete e deságua em um corpo de água. Bacias de drenagem contêm córregos que enviam água para outros canais, como um rio, lago, pantanal ou oceano. Barreiras geográficas, como colinas, serras e montanhas separam bacias de drenagem individuais. As grandes bacias são compostas de áreas menores de drenagem, sendo o maior tipo de bacias de drenagem categorizado pelo corpo de água que recebe o fluxo de água.

Outras pessoas estão lendo

Bacias oceânicas

Bacias de drenagem oceânicas são compostas de rios largos, lagos e outros tipos de bacias que desaguam em um oceano. Quase metade de toda a terra do planeta é drenada pela bacia do Oceano Atlântico. Esta bacia oceânica recebe corrente de água da América do Norte através do Rio Saint Lawrence, dos Grandes Lagos, da porção leste dos Estados Unidos e de seções do Canadá. A água também aflui da maioria da América do Sul, da Europa central e ocidental e da África Subsariana. Os mares do Mediterrâneo também fazem parte da bacia do Oceano Atlântico. A bacia do Oceano Pacífico recebe água da parte oeste dos Estados Unidos e do Canadá, da América Central e da porção oeste da América do Sul. Adicionalmente, áreas em contato com esta bacia também são drenadas por ela, bem como a maior parte da China, porções da Rússia, Austrália e Indonésia. Outras bacias de drenagem oceânica consistem na bacia do Oceano Índico e a bacia do Oceano Antártico, que recebe água da Antártica.

Bacias fluviais

Uma bacia fluvial consiste em uma seção de terra drenada por um rio e conectada a seus tributários. O maior rio de uma bacia fluvial deságua em um oceano ou em uma porção fechada de água localizada ao longo da costa oceânica, conhecida como estuário. As maiores bacias fluviais do mundo baseadas na área de terra drenada são a bacia Amazônica, na América do Sul; a bacia do Congo, na África; e a bacia do Rio Mississípi na América do Norte. A bacia Amazônica drena mais volume de água, com a do Congo em segundo e a bacia do Rio Ganges, na Ásia, em terceiro.

Bacias endorreicas

Áreas de terra que desaguam em um lago ou mar interno sem, dirigirem-se ao oceano são conhecidas como bacias de drenagem endorreicas. A água só irá escapar deste tipo de bacia através da evaporação. A maior bacia endorreica está localizada na Ásia central, que deságua no mar Cáspio e no mar de Aral. A Grande Bacia, localizada nos Estados Unidos, é a maior bacia de drenagem endorreica da América do Norte. Outras bacias de drenagem endorreica incluem a do Deserto do Saara, e porções da África, Austrália, Península Arábica, os Andes e o México.

Importância

As bacias de drenagem geralmente limitam as fronteiras do território. As bacias são utilizadas no estudo da hidrologia, que consiste na análise do movimento da água, de sua distribuição e qualidade. Estas bacias também fornecem meios para se estudar ecologia e a oportunidade para governos federais, estatais e locais administrarem seus recursos hídricos através de distritos com acesso a bacias hidrográficas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível