Saúde

Tipos de bactéria na boca de um cachorro

Escrito por maura wolf | Traduzido por vitcho ferroni
Tipos de bactéria na boca de um cachorro

A boca de um cão não é mais limpa do que a de um humano

dog yawn, big mouth, weimeraner image by Paul Retherford from Fotolia.com

A crença mais comum com relação ao assunto é que a boca de um cachorro é mais limpa do que a boca de um humano, mas isso não é verdade. A boca de um cachorro é cheia de diferentes tipos de bactéria, dependendo do que ele comeu, mastigou ou ingeriu. Se seu cachorro esteve comendo fezes, provando animais mortos, cheirando e lambendo ele próprio ou a parte traseira de outro animal ou mastigando objetos em decomposição, bactérias prejudiciais podem ter começado a se desenvolver na boca de seu cão.

Outras pessoas estão lendo

Bactérias que causam mau hálito

O mau hálito de um cão é mais do que apenas desagradável, também pode ser um sinal de problemas sérios de saúde. Bactérias localizadas na boca de um cão podem afetar o corpo inteiro do animal. O mau hálito em cães é geralmente o resultado da acumulação de germes e bactérias que resultam em halitose. Bactérias causadoras de odor entram na boca de um cão depois que ele come lixo, fezes ou criaturas mortas. A doutora Susan Muller Esneault, da Animal Care Clinic, escreve que "bactérias anaeróbias Gram-negativas são os principais tipos de bactérias envolvidas na patogênese da periodontite. Essas bactérias produzem endotoxinas que, por sua vez, induzem uma resposta inflamatória" na boca do cão infectado. Jan Bellows, doutor da All Pets Dental Clinic, concorda que a principal causa do mau hálito é a "putrefação por bactérias anaeróbicas Gram-negativas geram compostos sulfurados voláteis (VSC), como o sulfeto de hidrogênio, metilmercaptana e dimetilsulfeto". A causa mais comum da halitose é a doença periodontal causada por bactérias que se alteram de "aeróbias Gram-positivas não móveis para uma população anaeróbia de Gram-negativas móveis, incluindo Bacteroides, Fusobacterium e Actinomyces".

Bactérias nas placas dentárias e saliva dos cães

A companhia Procter & Gamble realizou uma pesquisa sobre bactéria dentária na cavidade oral dos cães, isolando as bactérias da placa e saliva. Os gêneros de bactérias mais freqüentemente encontrados na saliva dos cães foram identificados como Actinomyces, estreptococos e Granulicatella. Na placa, os tipos de bactéria incluem Porphyromonas, Odoribacter denticanis, Actinomyces e Neisseria. Os resultados mostraram que a "a microbiota bucal canina é composta principalmente de espécies distintas daquelas encontradas em seres humanos", além da placa do cão que foi caracterizada por um número reduzido de estreptococos.

Bactérias em infecções de mordida

O Instituto Nacional de Saúde relatou os resultados de um estudo sobre mordidas de cão conduzido pela Cruz Vermelha Tailandesa, em Banguecoque, em que as bactérias foram isoladas através de cotonetes da boca de cães normais e raivosos, bem como de feridas infectadas por mordida de cão em pessoas. Não houve diferenças na flora bacteriana entre cães raivosos e não raivosos e, a partir das mordidas e feridas, os autores descobriram que "quase todos os organismos identificados eram oriundos da flora bucal normal do cão". A infecção da mordida de um cão ocorre quando os micróbios se espalham por toda a ferida. Essas infecções são causadas por uma variedade de diferentes tipos de bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Pasteurella multocida, E. coli, Moraxella, Pasteurella canis e Enterobacter cloacae, bem como Eikenella, Klebsiella, Prevotella, Fusobacterium, Capnocytophaga canimorsus, estreptococos, Proteus, Haemophilus, Porphyromonas, Bacteroides, Corynebacterium e Neisseria.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media