Tipos de brincos identificadores para gado

Escrito por mitchell brock | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de brincos identificadores para gado
Criadores de gado usam uma variedade de brincos identificadores em seus animais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desde os anos 1900, os fazendeiros têm utilizado a identificação do gado na orelha. Diferentes formas de IDs são usadas ​​para marcar ou rotular um rebanho como pertencente a uma fazenda ou a um proprietário particular. Originalmente, a marcação do gado era utilizada para a identificação, mas essa prática tornou-se obsoleta com o tempo. As marcas auriculares tornaram-se populares com a finalidade de provar a propriedade e dificultar o roubo do animal.

Outras pessoas estão lendo

Brincos de metal

Os brincos de metal são identificadores de gado muito comuns nos dias de hoje. Um pequeno e fino pedaço de metal é carimbado com a identificação do fazendeiro e o número da rês ou identificador. A etiqueta é normalmente feita de aço ou de alumínio. Colocar a marcação é semelhante à perfuração permanente de uma orelha. A ferramenta penetrante perfura um orifício redondo na orelha do gado. Os clipes do brinco de metal são encaixados no orifício com um alicate.

RFID

O dispositivo de identificação por frequência de rádio (RFID) está se tornando popular na marcação do gado, bem como de outros animais domésticos. Um pequeno dispositivo eletrônico é inserido na orelha do gado, logo abaixo da pele. O RFID é tão pequeno quanto um grão de arroz e não afeta a saúde dos animais. Um sistema de monitoramento é controlado por satélites, e o fazendeiro pode entrar na internet ou usar um dispositivo portátil para saber a localização de qualquer uma das reses de seu rebanho. O sistema é semelhante a um GPS num carro.

Brincos inseticidas

Marcas auriculares inseticidas são um tipo recém-desenvolvido de identificador de gado. Uma etiqueta de plástico é fabricada com um inseticida misturado ao material, que evita que as moscas e outros insetos infestem o gado. Semelhante ao brinco de identificação de metal, esse tem toda a informação do fazendeiro carimbada no lado do brinco. O gado sofre um pequeno corte no lóbulo da orelha, para que o plástico possa deslizar através dele e se encaixar. Alguns brincos inseticidas são grampeados, ficando, assim, presos com mais segurança.

Marcação por cortes na orelha

Muitos fazendeiros usam o método da marcação por cortes na orelha para identificar o seu gado. É feito um corte entalhado com um desenho específico no qual o pecuarista identifica o seu rebanho. Esse tipo de marcação não é tão dispendioso quanto os outros tipos de etiquetas de identificação. Uma desvantagem, no entanto, é a maior susceptibilidade a possíveis infecções do ouvido por causa da ferida aberta. Esse método também pode ser facilmente forjado por ladrões de gado.

Tatuagens

Outra forma comum de identificação auricular de gado são as tatuagens. Um fazendeiro escolhe uma marca própria e os animais em seu rebanho são tatuados com a mesma marca. Tatuar a orelha do gado é uma tarefa demorada e difícil. O animal deve ser fixado em um aparador de cabeça para que a orelha fique acessível e a cabeça mantida imóvel durante o processo. Esse tipo de identificação de bovinos também é facilmente forjado por ladrões de gado ou é colorido por cima, impedindo que o dono comprove a propriedade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível