Dois tipos fundamentais de curvas de crescimento populacional

Escrito por matt petryni | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dois tipos fundamentais de curvas de crescimento populacional
As curvas fundamentais de crescimento populacional são os modelos que os cientistas usam para ajudar a explicar o rápido crescimento do número de pessoas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O crescimento populacional vem ocorrendo em uma taxa extremamente elevada desde o advento da industrialização. A combinação de avanços na produção de comida, tecnologia médica e infraestrutura sanitária resultaram em nascimentos humanos superando as mortes em um nível sem precedentes na história humana. Analisando este fenômeno, é importante entender as duas principais curvas usadas pelos cientistas para visualizar e fazer previsões a respeito de tendências populacionais. As implicações de nossas expectativas a respeito do crescimento populacional são críticas para a economia global, para a política mundial e para a sustentabilidade ambiental.

Outras pessoas estão lendo

O básico

O crescimento da população mundial é definido simplesmente como o número, ou número estimado, de nascimentos totais em um dado período, normalmente um ano, menos o número total de mortes. A diferença entre esses dois números nos dizem quantas pessoas são adicionadas à população mundial todos os anos. A taxa de crescimento é o número dividido pela população total e multiplicado por 100 para obter uma porcentagem. Enquanto o mundo via um aumento na população total de seres humanos de mais de 80 milhões em 2010, os demógrafos notam que a taxa de crescimento da população vem decaindo desde os anos 1960. É nesse fenômeno de taxa declinante de crescimento que acharemos a diferença fundamental entre as duas curvas

Curva de crescimento exponencial

Uma das duas curvas de crescimento fundamentais, proposta para explicar aumentos na população, é a curva exponencial. Esta curva assume que a taxa de crescimento populacional permanece aproximadamente constante, e que a população vai continuar a dobrar um um período cada vez mais curto de tempo. O crescimento é dito exponencial porque seu gráfico é o de uma curva de equação exponencial.

Curva de crescimento logístico

Nos anos desde 1960, os declínios observados na taxa de crescimento populacional -- a porcentagem de população adicionada a cada ano -- começaram a sugerir que o crescimento populacional não seria exponencial. Em equações exponenciais, a taxa de crescimento não desacelera, ela continua em uma taxa constante. Na curva logística, em contraste, é esperado que a população cresça a taxas decrescentes, até que a taxa de crescimento se aproxime de zero. Esta curva é às vezes chamada curva S, pois seu gráfico lembra um grande S.

Implicações

As tendências no crescimento populacional, e a questão se ele está acelerando ou desacelerando, possuem implicações amplas e sérias. Como a população cresceu muito rapidamente, cresce também a preocupação a respeito da suficiência dos recursos naturais mundiais para suprir as necessidades básicas das pessoas. Essas preocupações se tornaram mais sérias quando considerados exemplos na natureza onde populações de animais sofreram extinção como resultado de extrapolar a capacidade do seu ambiente para prover sustento. Por outro lado, a desaceleração das taxas de crescimento como as observadas nos países desenvolvidos podem apresentar desafios para a habilidade da população de prover o suficiente para seus idosos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível