on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de fungos em plantas de aquários

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os fungos estão presentes em todos os ambientes saudáveis de água doce ou salgada, incluindo aquários. Porém, em excesso, algumas espécies de fungos podem criar problemas para as plantas do aquário e peixes.

. (Image by Flickr.com, courtesy of Jelene Morris)

O que são os fungos?

Os fungos são um reino e não são considerados nem como plantas nem animais. Eles são decompositores naturais - quebrando a matéria orgânica e repondo nutrientes no solo e água. Mesmo que muitos não sejam prejudiciais para as plantas e animais, alguns tipos podem causar doenças e até mesmo a morte.

Loading...

Fungos em aquários

Fungos prosperam em ambientes úmidos e ricos em matéria orgânica. Aquários, especialmente aqueles com muitos peixes e plantas, são terrenos férteis naturais. Este é particularmente o caso dos aquários que não são limpos de forma apropriada ou contêm peixes mortos ou doentes.

Fungos pretos

Se você não limpar ou fazer o tratamento da água adequado, você pode ver fungos pretos crescendo nas plantas do aquário de água fresca. Este tipo não vai fazer mal ao seu peixe, mas pode matar as plantas e continuará a se espalhar, a menos que você trate-o adicionando tratamentos redutores de sal, pois estes fungos são atraídos pela alta salinidade da água.

Fungos brancos

Se você ver fungos brancos crescendo nas plantas do seu aquário, você deve remover as plantas infectadas imediatamente. Este tipo pode ser muito prejudicial e até mesmo falta para seus peixes. Ele pode rapidamente se espalhar para as membranas mucosas e outras áreas sensíveis de um peixe, por isso é importante tratar a água e os peixes o mais rápido possível. Peça em sua loja veterinária recomendações sobre o melhor tratamento para as plantas e peixes em seu aquário.

Algas

Algas são consideradas um tipo de fungo, pois não são nem plantas nem animais. todo aquário contém algas e em pequenas quantidades são benéficas. Se deixar crescer e se espalhar, no entanto, as algas podem competir com as plantas do seu aquário por nutrientes valiosos e luz solar e podem, eventualmente, fazer as plantas morrerem. Os tipos mais comuns de algas em aquários são as verdes, vermelhas, verde azuladas e diatomáceas. As algas podem ser removidas fisicamente com o uso de algicidas e com a introdução de peixes bagres e rêmoras em seu tanque.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...