×
Loading ...

Tipos de governo: monarquia e oligarquia

Atualizado em 21 novembro, 2016

A monarquia e a república são dois tipos de governo federal, e cada um envolve três divisões distintas. Os governos monárquicos são limitados, constitucionais ou absolutistas. As repúblicas são ditaduras, oligarquias ou democracias. A diferença entre uma monarquia e uma oligarquia pode ser resumida pela frase "governado por um em oposição a governado por poucos". Essas formas de governo são semelhantes porque o direito de governar é hereditário: para uma monarquia, o direito é herdado da família real, enquanto para uma oligarquia, ele é obtido em virtude de ser parte da casta dominante.

Um governo envolve uma ou mais pessoas que têm o direito de controlar o comportamento de seus cidadãos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tipos de monarquias

Embora a monarquia seja um tipo de governo geralmente associado com o Reino Unido, existem outras monarquias. Um monarca é o indivíduo que herda o direito de governar uma nação, como, por exemplo, um rei ou uma rainha. Entretanto, a extensão de seu poder é estabelecida pelo tipo de monarquia vigente. As monarquias podem ser divididas em três tipos: limitada, constitucional e absolutista.

Loading...

Monarquia limitada

A monarquia limitada é de caráter cerimonial, uma vez que o monarca é, de um modo geral, uma figura com relativamente nenhum poder para tomar decisões que afetam a vida das pessoas do país. Essa forma de governo continua a existir em grande parte por questões de tradição em vez de razões políticas, tal como a monarquia no Reino Unido.

Monarquia constitucional

A monarquia constitucional concede ao monarca alguns poderes limitados, que são definidos pela constituição da nação. Um exemplo de um país governado por uma monarquia constitucional é a Suécia.

Monarquia absolutista

Uma monarquia absolutista confere todo o poder para governar a nação ao monarca. Essa forma de governo é tipicamente opressiva, e os súditos têm pouca influência nas ações do governante. A Arábia Saudita é um exemplo de uma nação governada por uma monarquia absolutista.

Oligarquia

Uma oligarquia é uma forma republicana de governo, que é, por definição, o governo de poucos. O termo se origina de tempos antigos, quando o filósofo grego Aristóteles usou "oligarchia" para referir-se ao governo injusto de alguns homens maus. A resposta de Aristóteles à "oligarchia" era promover a aristocracia, ou seja, o governo exercido por alguns dos melhores homens. Os outros dois tipos de formas de governo republicano são a ditadura, que é o governo exercido por alguém que toma o poder, em vez de herdá-lo como em uma monarquia absolutista, e a democracia. O direito de governar em uma oligarquia é hereditário, assim como em uma monarquia. Porém, ao contrário de uma monarquia, o direito é herdado em virtude de ser parte de uma casta dominante, e não por meio de linhagens familiares. Os escolhidos para governar em uma oligarquia são recrutados a partir da casta dominante. A África do Sul sob o apartheid é um exemplo de uma nação governada por uma oligarquia: os brancos que compunham 25% da população do país governaram-no por muitas décadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...