×
Loading ...

Tipos de insetos com muitas pernas

Os tipos de insetos que têm muitas pernas são chamados de percevejos. Eles são diferentes dos insetos por terem seis pernas e um estilete, que é uma boca construída como um canudo. Os percevejos sugam o néctar das flores ou o sangue de outros insetos ou animais. Há cinco categorias gerais de percevejos.

Os besouros são uma categoria de percevejo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Moscas

Uma mosca possui um corpo segmentado com três partes separadas, antenas e também pequenas asas nas costas usadas para o equilíbrio. A boca da mosca é protrusa e perfurante. Mosquitos, moscas domésticas e muriçocas também fazem parte dessa categoria. A mosca doméstica é conhecida por espalhar doenças devido à sua atração por fezes e carne podre, e os mosquitos e pernillongos tendem a se alimentar de sangue humano. Outras moscas comuns são os mosquitos de frutas, a mosca azul e os mosquitos de banheiro.

Loading...

Besouros

A família dos besouros inclui o besouro-de-junho, o caruncho, o bicho da batata, a joaninha e o vagalume. Os besouros possuem três partes no corpo que são protegidas por um casco, similar ao casco da tartaruga. Ao se protegerem, eles vão puxar suas seis pernas e antenas para dentro do casco. A maioria dos besouros podem voar. De acordo com o Zoológico de São Diego, estes insetos representam 1/4 de todos os animais e são o maior grupo animal que existe. Eles sobreviveram por 300 milhões de anos na Terra.

Libélulas

Existem 26 tipos diferentes de libélulas, incluindo as que vivem na água e as que voam. As pernas traseiras desses insetos são próximas às pernas do meio e às vezes difíceis de ver, mas todas as libélulas têm seis pernas. Elas têm os corpos segmentados e asas claras ou transparentes. Algumas têm cores ao longo das extremidades de suas asas. As que vivem na água são a família mais diversa de libélulas, com mais de 100 espécies.

Borboletas e mariposas

Borboletas e mariposas possuem corpos pequenos e segmentados, bocas em estilete, antenas e seis pernas. O tamanho das asas é diferente dos outros percevejos; tanto as borboletas quanto as mariposas possuem asas três vezes maiores que seus corpos. Elas são leves e delicadas, permitindo que os insetos voem de uma flor para a outra e evitem predadores. As borboletas são diurnas, o que significa que elas são ativas durante o dia, enquanto as mariposas são noturnas. As borboletas também têm antenas claviformes, enquanto as antenas das mariposas são planas e felpudas.

Vespas, formigas e abelhas

Essa categoria de percevejos fica logo atrás dos besouros como os animais mais abundantes do mundo. As formigas têm corpos segmentados e são as mais aparentes nas florestas tropicais. A enciclopédia Smithsonian afirma que o planeta é a casa de mais de 8 mil tipos de formigas. As vespas são animais segmentados com ferrões em suas caudas. Apenas as fêmeas ferroam, pois são as únicas capazes de ter um ferrão forte o suficiente para se defender. As abelhas também têm ferrões, mas só podem usá-los uma vez porque seus corpos segmentados se quebram pela metade e elas morrem depois de atacar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...