Que tipos de lesões no ombro causam afrouxamento da articulação?

Escrito por neima binaisa | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de lesões no ombro causam afrouxamento da articulação?
O afrouxamento da articulação é geralmente indolor (Image by Flickr.com, courtesy of Josh Pesavento)

O afrouxamento do ombro acontece quando os tecidos moles que envolvem a junta ficam menos rígidos. Diz-se que o ombro está frouxo quando o alcance da rotação externa do braço correspondente é superior a 80º. O problema pode afetar os ligamentos, tendões, músculos e a cápsula da articulação. Entende-se por "cápsula" a área dos ligamentos que envolvem o ombro como um envelope. A frouxidão geralmente não envolve dores e é comumente associada a atletas, como nadadores e arremessadores de beisebol, que geralmente giram muito os braços durante a prática dos esportes.

Outras pessoas estão lendo

Causas do afrouxamento

O afrouxamento do ombro pode ocorrer naturalmente. Nesse caso, as estruturas proteicas denominadas "colágeno", que formam os tecidos macios, são naturalmente flexíveis. Dessa forma, há menos ligamentos mantendo as fibras juntas e, por conseguinte, ocorre o afrouxamento. Forçar demais o ombro, especialmente como ocorre no caso de alguns atletas, pode acarretar o problema. Aqueles que praticam esportes com moções repetitivas e excessivas do ombro o deixam mais frouxo. Tais repetições fazem os ligamentos e a cápsula do ombro ficarem menos firmes. Em outras palavras, os ombros desses atletas são geralmente mais frouxos dos que aqueles de uma pessoa comum.

Frouxidão vs. instabilidade

É importante distinguir frouxidão do ombro e instabilidade, pois é fácil confundir os dois termos. Ao contrário da frouxidão, a instabilidade é caracterizada por mais dores e maior raio de moção e pode causar a subluxação, que ocorre quando o ombro se desloca na cavidade glenoidal, ou até mesmo um deslocamento completo da junta. Nesse último caso é necessário executar procedimentos emergenciais racolocá-la no lugar. A instabilidade pode ocorrer por causa de um trauma ou esforços repetitivos. Atletas com ligamentos afrouxados são suscetíveis a subluxações multidirecionais.

Fatores de risco

Uma excessiva frouxidão dos ombros deixa os indivíduos mais propensos a instabilidades e deslocamentos nessa junta. Eles, portanto, devem ser estimulados a fazer exercícios para fortificar a articulação, principalmente se forem atletas. Quando houver problemas na área, deve-se consultar um médico antes de praticar esportes que envolvam movimentos repetitivos dessa articulação.

Testes para frouxidão generalizada

Um teste simples pode ser feito para determinar se há um afrouxamento generalizado dos ligamentos. Ele envolve esticar para fora um dos polegares e, em seguida, girar o pulso para baixo. Deve-se tentar, com a outra mão, levar esse dedo ao antebraço. Se ele chegar perto ou alcançá-lo, há um afrouxamento generalizado dos ligamentos.

Dicas e advertências

O grau de frouxidão normal do ombro varia de pessoa para pessoa. O ombro de uma pessoa pode ser mais frouxo que o de outra. Deve-se, portanto, consultar um médico para que ele faça a distinção entre afrouxamento e instabilidade. Diferentemente do afrouxamento, a instabilidade é geralmente dolorosa e a maior mobilidade denuncia o problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível