Tipos de madeiras usadas na fabricação de instrumentos musicais

Escrito por christian mullen | Traduzido por fernando prezotto
Tipos de madeiras usadas na fabricação de instrumentos musicais

Instrumentos de madeira

Kim Steele/Digital Vision/Getty Images

Existem vários tipos de madeira que podem ser usados na fabricação de instrumentos musicais. Devido às ínumeras qualidades sonoras de cada tipo de madeira, diferentes instrumentos podem ser feitos a partir de cada uma. Examinando essas propriedades, podemos ver por que cada tipo de madeira tem fins distintos.

Outras pessoas estão lendo

Carvalho silvestre

Kim Steele/Digital Vision/Getty Images

A madeira de carvalho é um tipo comum utilizado em instrumentos musicais. O carvalho não é tão rígido como as outras variedades de madeira, então é facilmente dobrável para fazer os lados de violões e violinos acústicos. O carvalho mais rígido é mais utilizado para o cabo de violinos e de guitarras devido ao peso e rigidez. O carvalho macio é comumente visto em proteções de baterias devido a sua fácil manipulação.

Pinheiro

Kim Steele/Digital Vision/Getty Images

Pinheiro é a madeira mais popular para os topos das guitarras acústicas. Ela tem uma qualidade de tom que se transfere aos sons das guitarras acústicas. É um tipo de madeira resistente, com núcleo macio, e deve ser coberta com camada de acabamento duro, para proteção contra danos. O pinheiro é frequentemente usado em instrumentos orquestrais também, devido a suas propriedades sonoras.

Mogno

Kim Steele/Digital Vision/Getty Images

Mogno é uma madeira densa, pesada, geralmente usada no corpo das guitarras elétricas, graças a sua alta qualidade de suavidade e às comprimidas reproduções das frequências de médios e baixos tons. Essa madeira é raramente usada em outros tipos de instrumentos musicais devido ao som que produz, que é soturno, e a seu peso. É normalmente considerada muito pesada para violinos e de sonoridade muito fechada para violoncelos. Porém, há ocasiões em que, por questões estéticas, ela pode ser usada como os topos desses instrumentos.

Basswood

Kim Steele/Digital Vision/Getty Images

Basswood é um tipo de madeira comumente visto em instrumentos de baixo custo, devido a sua aparência não muito atrativa e acabamento claro. Costuma ser visto em instrumentos pintados e requer um acabamento resistente para proteger o instrumento de danos, uma vez que é facilmente quebrável em função de sua natureza macia. Muitos contrabaixos utilizam esse tipo de madeira porque sua resposta de frequência é consistente. Diversas empresas de bateria usam basswood para as cascas pintadas ou cobertas.

Jacarandá

Kim Steele/Digital Vision/Getty Images

Jacarandá é a mais pesada das madeiras usadas para instrumentos musicais, sendo frequentemente usada para as escalas das guitarras, tanto acústicas como elétricas. É muito difícil de se dobrar e raramente é vista no corpo de guitarras. Essa madeira possui um tom escuro e é capaz de amortecer os sons da guitarra por um amplificador.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media