Mais
×

Tipos de pedras semi-preciosas

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao pensar em joias finas, a maioria das pessoas pensa em diamantes, rubis, safiras e esmeraldas. No entanto, existem muitas pedras semipreciosas que são igualmente belas e procuradas por colecionadores de joias finas. Elas não só são brilhantes e cintilantes, como também custam menos do que as quatro pedras preciosas.

Há muitas pedras semipreciosas extraídas de peças de joia fina (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Topázio

Descoberto cerca de 2.000 anos atrás, o topázio tem várias cores, como marrom, rosa, verde, vermelho e a mais popular, azul. O topázio é utilizado como a pedra de dezembro. Acredita-se que a palavra “topázio” origina-se da antiga palavra grega “topazos”, que significa “pedra verde”. Nos últimos anos, a pedra de topázio amarelo, chamada citrino, tornou-se popular como peça de joia.

A cor azul é a mais comum em joias de topázio (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ametista

A ametista é membro da família do quartzo. Devido à sua ampla disponibilidade, essa pedra semipreciosa é relativamente barata. Ela pode ser extraída no México, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Itália e Alemanha. Na verdade, a maioria dos gemólogos pode determinar quando a pedra originou-se com base nos elementos químicos menores encontrados em cada cristal regional. Ela é a pedra do mês de fevereiro.

A ametista é uma pedra relativamente barata (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)

Aquamarine

Designada como a pedra do mês de março, a aquamarine é membro da família do cristal de berilo. Também é um presente tradicional para o 16º e 19º aniversário de casamento. A cor varia de um azul pálido a um tom verde-água. Atualmente, essa pedra semipreciosa é extraída no Brasil, Rússia, Paquistão e partes da África. Diz a lenda que os marinheiros carregavam uma pedra de aquamarine para evitar o enjoo.

Dizem que as pedras de aquamarine eram usadas pelos primeiros marinheiros para afastar o enjoo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Granada

Embora possa variar a cor entre amarelo, verde, roxo e laranja, as granadas vermelhas são as mais procuradas. A palavra “granada” vem da palavra grega “garanatus”, que se refere a uma romã. As granadas foram as pedras mais usadas em joias vitorianas. Elas também são populares entre os praticantes de "New Age" (Nova Era) pelas propriedades de cura e poderes mágicos.

Vermelho é a cor mais conveniente de granada (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article