Tipos de questões de múltipla escolha

Escrito por patrice lesco | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Testes com questões de múltipla escolha são usados para determinar a profundidade de compreensão do aluno sobre um determinado assunto. Além disso, elas são uma maneira de o professor avaliar a sua eficácia como instrutor e uma ferramenta que pode ajudar seus métodos de ensino. Muitos professores preferem testes com esse tipo de questões porque eles podem ser corrigidos facilmente, possuem apenas uma resposta correta e tem o potencial de fornecer um feedback imediato para o aluno sobre seu progresso. Existem diferentes tipos de questões de múltipla escolha.

Outras pessoas estão lendo

Questões de conhecimento

Questões de múltipla escolha que visam testar a compreensão básica do aluno em um determinado tópico são questões de conhecimento. Elas normalmente pedem que o aluno selecione um grupo de características, a partir de uma lista, que corretamente identifica alguma coisa. Por exemplo, se a pergunta é: "Quais são os cinco sentidos?", o professor deve fornecer ao menos três conjuntos de opções. Como alternativa "A" o professor poderia listar "Fala, Audição, Tato, Olfato e Alimentação", enquanto que na alternativa "B" poderia listar "Fala, Visão, Audição, Tato e Olfato", deixando para a alternativa "C" o conjunto de respostas correto: "Visão, Audição, Tato, Paladar e Olfato". De qualquer modo, o aluno deve ser capaz de responder às questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos antes de conseguir responder corretamente outros tipos de perguntas mais profundas.

Questões de compreensão

Questões de compreensão concentram-se em um fator específico associado ao assunto principal. Este tipo de perguntas avalia a compreensão em maior profundidade do aluno sobre um determinado tópico. Por exemplo, alunos em avaliação sobre a vida das plantas podem ser chamados a identificar, em uma lista, algo que poderia potencialmente inibir o crescimento das plantas, tal como a falta de luz solar ou populações de insetos.

Questões de aplicação

O aluno consegue aplicar seu conhecimento a algum problema relacionado ao tema? Questões de aplicação em um teste de múltipla escolha têm por objetivo responder a essa indagação. Esse tipo de questão apresenta um problema ao aluno, bem como os obstáculos para resolvê-lo, e em seguida fornece uma lista de possíveis soluções. O aluno tem a tarefa de escolher a solução correta. O enunciado da questão é frequentemente formulado de maneira muito parecida com aquele de um problema de matemática, tendo apenas uma resposta correta possível dentre aquelas listadas.

Questões de análise

Em questões do tipo de análise, o professor geralmente fornece a enunciação de um fato relativo ao tema e, em seguida, pede aos alunos para identificar um fator de apoio associado a tal afirmação. Por exemplo, a enunciação de um fato associado ao processo legislativo nacional é a de que um projeto de lei apenas se transforma em lei após ser votado por maioria no Congresso. Uma lista de afirmações de apoio poderia incluir, "Entretanto, um projeto de lei pode ser vetado pelo Presidente da República", "Contudo, um projeto de lei pode ser vetado após duas semanas", "Porém, um projeto de lei pode ser vetado se não estiver enunciado corretamente", ou "Todavia, um projeto de lei pode ser vetado na Câmara ou no Senado antes mesmo de ser colocado em votação". A primeira alternativa, obviamente, é a afirmativa de apoio correta.

Questões de avaliação

Uma questão de múltipla escolha de avaliação está relacionada com evidência sobre o assunto. Um conhecimento básico da evidência associada a um assunto significa que o aluno compreende porque algo é significativo. No que diz respeito a experimentos científicos, por exemplo, um aluno por ser solicitado a escolher uma afirmativa que corretamente identifique evidência apoiando o uso do método científico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível