Tipos de resíduos hospitalares

Escrito por shara jj cooper Google | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de resíduos hospitalares
Resíduos hospitalares precisam ser manuseados com cuidado para prevenir infecções (Hospital sign image by Megan van Dyck from Fotolia.com)

Hospitais geram uma grande variedade de resíduos e lixo. Categorizar os resíduos hospitalares ajuda a manter os hospitais limpos a fim de que doenças e infecções não se espalhem. Os resíduos hospitalares são divididos em cinco categorias principais, e cada tipo de resíduo é manuseado com as precauções necessárias para que todos continuem saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Resíduo hospitalar infeccioso e patológico

O resíduo hospitalar infeccioso inclui tudo aquilo que contém vírus, fungos, bactérias ou parasitos que podem se espalhar e infectar outras pessoas ou áreas do hospital. Exemplos desse resíduos são tudo que entra em contato com sangue ou outros fluidos corporais, culturas de materiais infectados de laboratórios ou qualquer outro material que entrou ou talvez tenha entrado em contato com algo infectado. O material patológico inclui tecidos, órgãos, fetos e outros tecidos corporais. Cerca de 15% do resíduo de um hospital é composto de material infeccioso e patológico.

Tipos de resíduos hospitalares
Material infectado é aquele que entrou em contato com sangue ou outro tecido (blood testing image by John Keith from Fotolia.com)

Resíduo hospitalar perfurante

Este tipo de resíduo, também chamado de "perfurocortante", inclui agulhas, bisturis, vidro quebrado, pregos, agulhas hipodérmicas e qualquer outro material que possa causar cortes ou perfurações. Alguns desses itens também são classificados como resíduo infectado se entraram em contato com algum fluido corporal, mas, devido ao seu manuseio ser perigoso, são classificados como perfurantes. Cerca de 1% do resíduo de um hospital é composto de material perfurante.

Tipos de resíduos hospitalares
As agulhas são um dos vários tipos de resíduos perfurantes dos hospitais (needle image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Resíduo hospitalar farmacêutico

Estão incluídos nesta categoria remédios, drogas, vacinas e outros produtos químicos vencidos ou que foram devolvidos, foram levados para uso mas não foram efetivamente utilizados, derramados ou contaminados. Tudo que entrou em contato com esse material, como luvas, também é classificado como resíduo farmacêutico. Os medicamentos podem estar em qualquer apresentação, como líquido ou pílulas, e podem vir em caixas ou garrafas. Cerca de 3% do resíduo de um hospital é farmacêutico.

Tipos de resíduos hospitalares
Drogas são classificadas como resíduos farmacêuticos (pills and pill bottle image by Effie White from Fotolia.com)

Resíduo hospitalar radioativo

Substâncias mais encontradas na área oncológica (de câncer) do hospital, onde a radiação é usada como parte do tratamento. Este tipo de resíduo representa menos do que 1% do total.

Tipos de resíduos hospitalares
Resíduos radioativos são manuseados conforme regras próprias (radioactive image by Soja Andrzej from Fotolia.com)

Resíduo hospitalar geral

Este último tipo é composto por materiais que podem ser descartados como lixo doméstico no sistema de gestão de lixo da cidade. Alguns tipos de resíduo desta categoria são lixo de escritório, roupas, talheres, resíduos da cozinha e tudo que não se enquadra nas outras categorias. Corresponde a cerca de 80% do resíduo de um hospital.

Tipos de resíduos hospitalares
O restante do lixo hospitalar é classificado como resíduos gerais (garbage collect sign image by yang xiaofeng from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível