Tipos de sinais de alarme em um navio

Escrito por miriam breeze | Traduzido por vinicius marques
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Tipos de sinais de alarme em um navio
Se prepare para uma emergência usando um bote salva-vidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Viajar em uma embarcação pode ser uma experiência prazerosa, no entanto, o oceano está repleto de perigo e, por isso, os operadores dos navios fornecem coletes, botes salva-vidas e outros equipamentos de sobrevivência para proteger os passageiros. Eles também podem usar alarmes sonoros e sinais de alerta, pois devido ao fato de transportarem um grande número de pessoas, devem estar sempre preparados para as situações de emergência.

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Sino e apito do navio

A legislação exige que os sistemas sonoros dos navios atendam pré-requisitos de volume e localização, ou seja, o governo tenta assegurar que os alarmes sejam altos o suficiente e posicionados em um número mínimo de locais para que todos possam ouvi-los. O navio tem dois componentes sonoros: o sino de alarme geral, que possui um som de campainha, e o apito, que é na verdade uma sirene.

Os componentes do som podem ser classificados como salvos curtos e longos. O salvo curto tem a duração de 1 s, enquanto o salvo longo tem a duração de 4 a 6 segundos. Um salvo longo no alarme do navio consiste em uma campainha contínua.

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Todos devem ouvir o alarme (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Nevoeiro e colisão

Quando a névoa limita a visibilidade, os operadores não podem ver outros navios no oceano, então sinalizam a sua presença com o apito, mais comumente conhecido como sirene. O aviso de alerta consiste em um único salvo longo.

Os sinais sonoros também podem indicar a direção que o navio irá tomar (em relação à sua própria direção), sendo assim, um único salvo curto indica o rumo à direita, dois salvos curtos indicam o rumo à esquerda, enquanto que cinco salvos curtos indicam que o operador não consegue controlar a direção ou não entende os sinais sonoros do outro navio.

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A sirene alerta os outros navios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fogo

A equipe a bordo do navio é responsável por extinguir o fogo e responder às emergências. O sinal sonoro que alerta à tripulação consiste em um toque de 10 s soado pelo sino do alarme. Em seguida, o operador do navio direciona a tripulação para responder à emergência e anuncia qualquer informação adicional por meio do sistema endereçado ao público.

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A tripulação deve extinguir o fogo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Abandonar navio

Se a tripulação não puder controlar o fogo ou a emergência, o operador irá soar o sinal de abandonar o navio, que consiste em seis ou mais salvos curtos, seguidos de um salvo longo, soados simultaneamente pelo apito e pelo alarme geral. Em resposta, a tripulação e os passageiros deverão se dirigir aos botes salva-vidas e partir conforme orientações.

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Uma emergência pode requerer abandonar o navio (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Pessoa caindo ao mar

Os navios que navegam nos oceanos podem transportar milhares de passageiros, por isso, se uma pessoa cai ao mar, toda a tripulação participa na busca pela vítima, já que encontrar um homem no mar é muito difícil devido à vastidão do oceano. A pessoa que testemunhar o acidente deve gritar "homem ao mar" e notificar o operador do navio. Em seguida, um sinal sonoro alerta toda a tripulação, que deve ajudar na busca do indivíduo. Quem quer que veja a vítima deve lançar uma boia salva-vidas ou outro dispositivo de flutuação e avisar imediatamente à tripulação. O sinal sonoro para um homem ao mar consiste em três salvos prolongados soados simultaneamente no apito do navio e no alarme.

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Achar um homem ao mar pode ser bem difícil (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

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