Tipos de sistemas estuturais em arquitetura

Escrito por liz tomas | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de sistemas estuturais em arquitetura
Um arranha-céu requer um sistema estrutural que resista a ventos fortes (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Diferentes sistemas estruturais são usados na arquitetura. O tipo de sistema a ser utilizado depende das necessidades da edificação. A altura da construção, sua capacidade de suportar cargas, as especificações do solo e os materiais de construção ditam qual o sistema estrutural necessários ao edifício. Com a escassez de terras não urbanizadas, os sistemas estruturais evoluíram focados em edifícios verticais.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura de madeira

Uma estrutura de madeira é um sistema estrutural leve. Construções com esse tipo de estrutura são utilizadas frequentemente em edifícios de escritórios, escolas, edifícios públicos, varejistas, apartamentos e residencias. Edifícios com sistemas estruturais à base de madeira são leves e resistentes, o que os tornam muito estáveis em áreas suscetíveis a terremotos. A resistência da estrutura em madeira dependerá do quão forte é a madeira, influenciados por nós ou rachaduras, teor de umidade e a direção da fibra.

Concreto pré-fabricado

O concreto pré-fabricado pode ser usado como parte de um sistema estrutural ou como um sistema estrutural completo. Um sistema pré-fabricado usa colunas, vigas, paredes, núcleos centrais pré-fabricados ou pisos de concreto duplo T e vigas com revestimentos. Estes sistemas oferecem várias vantagens visto que são mais rápidos de se construir. Essa rapidez na construção possibilita concluir o interior da edificação, permitindo que os comerciantes comecem a trabalhar mais cedo.

Aço e concreto

Sistemas estruturais de aço e concreto são um tipo de sistema composto. Esse tipo de sistema pode combinar estruturas de aço estrutural com tubos de concreto ou paredes de concreto armado com aço estrutural. Ele é utilizado frequentemente para edifícios altos, como os arranha-céus. O aço e o concreto podem resistir à pressão do vento e da gravidade.

Treliças estruturais

Um sistema estrutural com treliças refere-se a um modelo em que as juntas são colocadas em direções ortogonais. Isso ajuda o edifício a resistir à força do vento em qualquer direção. A resistência do vento é devido à flexão das colunas estruturais e treliças. Muitas vezes, estes sistemas criam superfícies tipo grade, particularmente quando o material usado é leve. Em última análise, estruturas menores significam menos flexão. Isto acontece, porque mais força é transferida para a base da edificação. No entanto, em algum ponto a profundidade da estrutura vai interferir nos outros componentes da construção, como dutos e sistemas HVAC.

Sistemas de pórticos planos

O sistema com pórticos planos foi um dos primeiros sistemas utilizados em arranha-céus. Este utiliza conectores de cisalhamento ou aço reforçado nas colunas e em seguida, pórticos planos entre elas. Esses pórticos são fabricados em concreto e versões modernas podem ser pré-construídas. O projeto utiliza barras que formam anéis concêntricos que depois são reforçadas com barras ortogonais e diagonais entre as colunas. A espessura do pórtico é um fator principal para a determinação da quantidade de carga que a estrutura poderá suportar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível