Tipos de transmissão em banda larga

Escrito por tom mcnamara | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de transmissão em banda larga
Tipos de transmissão em banda larga (Wireless image by Jake Hellbach from Fotolia.com)

A internet em banda larga é um grande passo a partir dos modems dial-up. Suas vantagens incluem a comunicação de vídeo, downloads rápidos de arquivos grandes, ambientes complexos de jogos de computador e armazenamento de dados remoto. Atualmente existem muitas maneiras de criar uma conexão à internet de alta velocidade em um laptop, netbook ou desktop doméstico e algumas sobreposições entre tecnologias.

Outras pessoas estão lendo

Internet a cabo

O tipo mais popular de banda larga é por cabo. Ela é frequentemente fornecida por sua empresa local de TV a cabo, mas pode vir separadamente. Utiliza uma conexão coaxial capaz de enviar e receber dezenas de megabits por segundo (Mbps). Possui algumas vantagens técnicas em relação a outras conexões físicas, tais como DSL (Digital Subscriber Line), uma das quais é a capacidade de criar uma conexão de alta velocidade a muitos quilômetros de um centro de dados na internet. Geralmente, uma conexão a cabo também é executada na velocidade nominal mais alta a partir do momento que você a conectar.

DSL -- "Digital Subscriber Line"

O DSL é o concorrente principal do cabo. O DSL utiliza sua linha telefônica em vez de um cabo coaxial. A disponibilidade DSL é mais limitada pela distância a partir de um centro de dados e suas velocidades disponíveis são geralmente muito mais lentas das que se pode obter a partir de um fornecedor de cabo. No entanto, as velocidades de transferência de dados DSL têm uma tendência maior para manter velocidades máximas e as grandes cidades terão vários provedores DSL para escolher. A internet a cabo é normalmente fornecida por apenas uma ou duas empresas em uma área. Isso torna mais competitivo o preço do DSL.

Internet via satélite

Internet via satélite é popular em áreas rurais, onde os centros de dados estão normalmente muito longe para fornecer uma conexão de banda larga. Aqui, na medida em que se tem uma antena e eletricidade, pode-se obter acesso à internet. No entanto, essa flexibilidade vem com um preço agregado, as conexões via satélite são afetadas pela tempestade e a latência da conexão é um problema. A internet via satélite é bom para a navegação, enviar e-mails e fazer downloads, mas os tempos de resposta são geralmente pobres para comunicação de voz em tempo real, vídeo em tempo real e jogos de computador online.

Internet no celular

Os celulatres usam uma tecnologia adicional. Contam com torres de celular que o seu dispositivo tenha capacidade de "enxergar" para acessar a rede. Nas grandes cidades, as torres de celular estão por toda parte, mas não são comuns em áreas rurais. E quanto mais se afasta, a probabilidade de obter uma conexão de banda larga genuína é menor. Muitas empresas fabricam placas adicionais que se pode conectar em um laptop ou desktop, que permitirá acessar esta rede sem o uso de celular, mas deve se inscrever para poder se conectar.

Wi-fi pública

Também encontram-se conexões Wi-Fi abertas em ambientes urbanos. Algumas dessas conexões de internet sem fio são fornecidas pelas cidades e algumas por empresas locais para atrair clientes. Seu computador deve ter um adaptador Wi-Fi para se conectar e talvez tenha que comprar serviço da empresa local para se conectar ao seu ponto de acesso Wi-Fi.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível