×
Loading ...

Como tirar tabúa-larga de uma lagoa

Uma planta perene nativa de zonas úmidas, a tabúa-larga (Typha latifolia, T. glauca e T. angusifolia) oferece muitos benefícios para o ecossistema, pois a fauna busca proteção dentro de suas moitas densas. Além disso, o sistema radicular da planta ajuda a evitar a erosão do solo, prendendo sedimentos e reduzindo a ação das ondas, além de também eliminar a poluição dentro da água. Apesar de seus benefícios, a planta cresce rapidamente e muitas vezes requer o aparamento. A tabúa-larga se espalha através de suas raízes e sua produção de sementes abundantes, podendo superar e ultrapassar outras plantas ao redor do perímetro da lagoa com o seu crescimento excessivo, se não for regularmente controlada.

Instruções

A tabúa se espalha rapidamente em uma lagoa (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Puxe as tabúas-largas com a mão quando tiver cerca de 15 cm de altura e ainda estiverem verdes. Segure a folhagem parecida com cana pela base, perto da linha do solo. Puxe-a diretamente do solo lamacento e jogue fora. De vez em quando, puxe as plantas jovens para controlá-las.

    Loading...
  2. Pode os brotos de tabúa-larga usando tesouras ou um aparador movido a gás. Fazer isso regularmente vai reduzir a taxa de crescimento da planta e enfraquecer a sua saúde em geral.

  3. Borrife todas as plantas com um herbicida com diquato. Concentre-se apenas nas tabúas-largas. Aplique o herbicida só nas que estiverem verde e crescendo ativamente para uma controle melhor. Use-o uma vez por ano. Siga as instruções no rótulo para as proporções de aplicação.

  4. Aplique um herbicida sistemático com glifosato diretamente nas cabeças da semente das tabúas. Siga as instruções de aplicação no rótulo.

Loading...

Dicas

  • Sempre ponha herbicidas em um dia sem vento para que a substância não espirre na vegetação circundante.
  • Pense em deixar o nível de água descer durante os meses frios para que o sistema radicular da planta esfrie.
  • Inundar o lago acima da ponta da tabúa também pode privar as plantas de oxigênio.
  • Drenar a lagoa irá remover as tabúas. Pense em contratar um serviço de escavação profissional para remover o sistema radicular completamente.

Aviso

  • Adicione 28 ml de tensoativo não iônico para 3 litros de glifosato ou diquato antes da aplicação, de modo que os revestimentos do herbicida envolva a planta total e uniformemente. Um tensoativo não iônico vai ajudar a distribuir o herbicida sobre a superfície da planta.
  • Se a lagoa tiver peixe, leia o rótulo do herbicida com cuidado para se certificar de que pode ser utilizada com segurança perto de vida aquática. Muitos contêm glifosato ou diquato.
  • Alguns estados e países exigem uma autorização para usar ou comprar um herbicida aquático.

O que você precisa

  • Tesouras
  • Aparador movido a gás
  • Herbicida contendo diquato
  • Herbicida contendo glifosato
  • Tensioativo não iônico

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...