Como tocar guitarra como Kurt Cobain

Escrito por joseph nicholson | Traduzido por rodrigo castilhos
Como tocar guitarra como Kurt Cobain

Toque como Kurt Cobain

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Durante a sua carreira curta, porém de muito sucesso, o lendário roqueiro grunge Kurt Cobain estabeleceu som e estilo de guitarra únicos. O líder da inovadora banda dos anos 90, Nirvana, é provavelmente mais popular por suas letras, voz, atitude, senso de moda, consumo de drogas e, é claro, por sua morte repentina. Seu próprio desejo, dito em uma de suas últimas entrevistas, era ser lembrado como um compositor. Porém, o foco de Cobain sobre a guitarra é um microcosmo de sua visão do mundo e um excelente começo para uma apreciação de sua música e vida.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Soe como Kurt

  1. 1

    Consiga uma guitarra. Por sorte, a paixão de Kurt por instrumentos velhos e baratos faz com que seja possível uma reprodução fiel de seu som para um guitarrista novato ou com pouco dinheiro. Sem dúvida, Kurt preferia guitarras Fender, e os modelos Mustang e Jaguar clássicos eram os seus favoritos. Por azar, isso faz com que seja difícil consegui-las, embora tenham aparecido novas versões no mercado. Uma série de edição limitada assinada por Cobain, a "Jagstang", foi fabricada pela Fender em meados da década de 90, porém essas guitarras nunca foram a escolha principal de Cobain e não são necessárias para reproduzir seu estilo. Kurt usou outros modelos Fender, incluindo as Stratocaster e as Telecaster, normalmente de fabricação estrangeira, e esses são os instrumentos que um novato tentando imitar o autêntico som "Cobain" provavelmente escolherá. As guitarras acústicas de Cobain eram raros instrumentos antigos: a guitarra usada para gravar "Polly" e "Something in the way", do álbum Nevermind, era uma Stella Harmony de 12 cordas comprada por 30 dólares. O violão usada na apresentação Unplugged era um Martin D-18E adaptado com um captador Bartolini AV3. Para ambos os tipos, acústicos e elétricos, qualquer instrumento barato servirá (ver seção Recursos, abaixo).

  2. 2

    Consiga um amplificador. A escolha do amplificador poderá ter um grande efeito sobre seu som, inclusive mais que a guitarra. Kurt não era fã dos amplificadores Marshall, mas viu-se obrigado a usá-los devido à sua famosa destruição de equipamentos ao final dos shows nas turnês. Seu amplificador preferido era um Fender Twin Reverb, potencializado por pré-amplificadores Mesa/Boogie (ver seção Recursos).

  3. 3

    Use efeitos. Apesar do som minimalista relacionado ao Nirvana, Kurt tinha vários efeitos que se tornaram parte de seus sons. Embora não sendo estritamente necessários, são essenciais em certas músicas. Os mais notáveis são os refrões Small Clone (Come as you are) e o Electro-Harmonix Echo Flanger (Radio-Friendly Unit-Shifter, Heart-Shaped Box). Para a distorção, Kurt usava um pedal BOSS DS-2 Turbo Distortion ou um Tech 21 Sans Amp Classic (ver seção Recursos).

    Toque como ele

  1. 1

    Aprenda a estrutura básica das Power Chords. Se não sabe o que são Power Chords, elas são a unidade básica da guitarra rítmica do rock e são fundamentais para tocar como Kurt.

  2. 2

    Aprenda a ler tablaturas de guitarra de, no mínimo, uma canção do Nirvana. Essa é a forma mais fácil de decorar quais cordas e trastes são utilizados para reproduzir uma música no tom correto, e é muito mais fácil de ler do que as partituras tradicionais. Aprenda-as, viva-as e ame-as (ver seção Recursos).

  3. 3

    Aprenda a dedilhar e silenciar. Como Kurt também era vocalista, a maioria do seu trabalho na guitarra consistia em partes rítmicas tocadas enquanto cantava e, como resultado, o padrão de dedilhado da mão com a palheta é crucial. Ouça o começo de "Lithium" para ter um exemplo perfeito de como um pouco de atenção ao ritmo faz uma progressão de acordes no gancho de uma grande canção (ver seção Recursos).

  4. 4

    Toque solos. Ainda que o rock grunge seja considerado "anti-solos", Kurt tocava muitas partes de guitarra-solo, de repetições da melodia dos versos a improvisações selvagens e imprudentes. É sempre uma boa ideia ter um acompanhamento para tocar os solos, seja uma bateria, um metrônomo, outro músico no baixo ou na guitarra, ou simplesmente tocar junto com a música. Nas etapas seguintes da sua carreira, Kurt buscou romper intencionalmente com as estruturas tradicionais e sua resposta a isso foi soar como descuidado, quase ousado. Mas esteja certo de que não é fácil tocar algo como os solos em "Milk It" ou o início de "Aneurysm" e ao mesmo tempo seguir no tom e mantê-lo como parte coerente da canção. Com um pouco de prática, especialmente com acompanhamento, essas partes tornarão-se cômodas e divertidas.

  5. 5

    Use a acústica. A espetacular apresentação Unplugged do Nirvana assombrou a muitos ao revelar a beleza sutil das canções de Cobain, antes perdidas no ruído. Para tocar acusticamente como Kurt é preciso manter um ritmo preciso que deixe que as canções falem por si mesmas. Geralmente, a primeira parte do compasso enfatizará a nota raiz do acorde, tocada na quinta ou sexta corda, enquanto que a segunda metade introduzirá as notas harmônicas, tocadas nas cordas mais agudas. "About a Girl" é um bom exemplo. Não se apresse, deixe que a canção se desenvolva com graça.

Dicas & Advertências

  • A melhor maneira de treinar para tocar como Kurt é aprender suas músicas e tocar com suas gravações. Se parecer muito rápido a princípio, pratique por conta própria em um ritmo menor até ser capaz de tocar a canção no tempo certo.
  • As tablaturas em linha são um grande jeito de aprender a tocar uma canção de forma gratuita e fácil, mas nem sempre são precisas. Existem tablaturas muito precisas, disponíveis à venda online ou em lojas de música.
  • Kurt era todo atitude. Adotar uma postura similar quando tocar qualquer coisa pode ajudar-lhe a canalizar seu estilo para conseguir uma imitação mais autêntica.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media