Tomando medicamentos com a validade expirada

Escrito por jillian o'keeffe Google | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tomando medicamentos com a validade expirada
A gripe é uma doença miserável, mas vale a pena o risco de tomar medicamento vencido? (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Medicamentos de venda livre, que não precisam de prescrição médica para serem comprados, são normalmente desenvolvidos para tratar condições leves e tirar a dor temporária como dores de cabeça, alergias, resfriados e gripes. Os medicamentos podem ficar armazenados em um armário por anos sem a pessoa precisar usá-los e só sair de dentro dele quando ela ficar doente e precisar tomá-los. No entanto, há riscos envolvidos na ingestão de medicamentos com a data de validade vencida, seja ele prescrito ou de venda livre.

Outras pessoas estão lendo

Razões para a data de validade

Há um tempo atrás, começou a exigir-se que os fabricantes de medicamentos colocassem uma data de validade em seus produtos. Para a maioria dos medicamentos, isso pode ser de até três anos, embora alguns remédios prescritos, como os antibióticos líquidos, possam ter o prazo muito mais curto. O prazo de validade é uma garantia do fabricante de que os ingredientes ativos do medicamento funcionarão corretamente e que não será perigoso tomá-los até essa data.

Riscos da medicação com data de validade expirada

Uma droga vencida pode ter perdido um pouco de sua potência. Por exemplo, comprimidos de aspirina podem ter se degradado e isso pode ter efeito menor no alívio da dor de cabeça. Um medicamento com menor potência pode ser insignificante para doenças leves, como resfriados em adultos, mas podem ser perigosos para crianças, se, por exemplo, o antipirético não controlar a febre. Uma droga que não funcione também pode significar que a pessoa doente perca dias de trabalho ou sinta-se mal por mais tempo do que teria sido o caso. Componentes do medicamento não parecem degradar-se em substâncias perigosas, com exceção do antibiótico tetraciclina, que pode ser perigoso se ingerido após seu prazo de validade, embora os relatórios dos pesquisadores sejam controversos.

Questão de armazenamento

Fabricantes calculam as datas de validade realizando estudos da "vida de prateleira". As drogas podem ser armazenadas em local fresco e seco, sendo essa condição considerada ótima pelo rótulo do medicamento. No entanto, se uma pessoa armazena-o em um armário com condição quente e úmida do banheiro, isso pode acelerar o processo de expiração. Algumas pistas de que a medicação não é definitivamente apropriada para consumo incluem comprimidos esfarelados, medicamentos descoloridos, uma droga com cheiro forte, líquidos turvos, cremes que estão endurecidos ou recipientes que estão rachados.

Benefícios para os fabricantes da data de validade expirada

Um cínico poderia dizer que os prazos de validade curtos beneficiariam o fabricante, pois o consumidor tem que comprar mais medicamentos quando os antigos expirarem. No entanto, as datas de validade são uma forte orientação de que os medicamentos estão inadequados para consumo quando expirados e a maioria das drogas de venda livre são relativamente baratas e fáceis de substituir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível