Mais
×

Tonturas causadas pela pressão intraocular

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tontura causada pela pressão intraocular pode ser o resultado de um determinado fator entre uma gama de condições. Ela pode ser difícil para o médico diagnosticar e a condição pode exigir exames extensivos.

O olho humano (Image by Flickr.com, courtesy of Anita Martinz)

Características

A tontura é uma condição que se relaciona ao senso de equilíbrio do corpo. A pessoa que sofre de tontura pode perder o equilíbrio e também sentir náuseas ou desmaiar.

Considerações

A tontura causada pela pressão intraocular pode ser causada por um tumor no cérebro que pressiona o nervo óptico, glaucoma, pressão do sínus, estreitamento das artérias ligadas ao olho, oclusão das artérias carótidas, hipertensão ou dor de cabeça da enxaqueca. A tontura causada pela pressão nos olhos é um sintoma ou condição e não uma doença em si. Ela pode ser um sinal de alerta para um problema que está prestes a acontecer. Também pode ser um sintoma de um AIT (ataque isquêmico transitório).

Teste

Tonturas experimentadas causadas pela pressão intraocular devem ser submetidas a testes o mais rápido possível para determinar a causa. Um médico normalmente pedirá uma tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom ou EEG das artérias carótidas para descartar tumores, massas, oclusão das artérias do cérebro ou oclusão das artérias carótidas. A ressonância também ajuda a diagnosticar a presença de lesões cerebrais ou inflamação grave da sínus. Um oftalmologista pode solicitar o exame ocular para determinar se um glaucoma ou outra doença ocular é a causa do problema.

Identificação de fatores

A pessoa que experimenta a vertigem causada pela pressão intraocular deve manter um diário que descreve os episódios. Esse diário deve conter o tempo em que ocorreu o episódio, o que o sujeito estava fazendo no momento da ocorrência, quanto tempo o episódio durou e outros sintomas, como náuseas e perda de visão. Essa informação é importante para o médico no diagnóstico e no tratamento da doença.

Tratamento

O tratamento para a tontura causada pela pressão intraocular depende do diagnóstico. A oclusão de artérias do cérebro ou das artérias carótidas muitas vezes necessita de cirurgia. Tumores precisam ser removidos ou erradicados com medicamentos e radiação. A infecção ou inflamação no seio nasal pode requerer o uso de antibióticos e descongestionantes. O tratamento para o glaucoma ou outras doenças oculares requerem medicamentos ou cirurgia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article