Tópicos de discussão em sala de aula

Escrito por ilana waters | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tópicos de discussão em sala de aula
Tópicos que causem debate ajudam os alunos a aprenderem (books and apple. image by mashe from Fotolia.com)

Há tempos em que todo educador passa por momentos em que simplesmente se esgotam seus argumentos. Certamente, há material para se ensinar, mas fazer isso de maneira engajada e inspiradora tem se tornado difícil e perda de tempo. É preciso ser veloz, com uma lista de tópicos intrigantes para gerar discussão ente os alunos. Esta é uma forma de relacionar o tópico de interesse ao material de estudo, ou simplesmente de desenvolver as habilidades de pensamento crítico.

Outras pessoas estão lendo

Eventos atuais

Tópicos que geram discussão incluem eventos atuais locais ou globais. O evento a ser discutido tem que ser apropriado à idade do grupo ( por exemplo, não se deve trazer o tema sobre genocídio com o seu grupo de pré-escola), mas depois que se segue esta regra, as possibilidades são praticamente inesgotáveis. Pergunte aos alunos se eles concordam ou não com as posições alheias e porquê.

Passatempos

Os tópicos sobre os passatempos e interesses dos alunos podem ser interessantes, especialmente se alguns deles não estão envolvidos com formas passivas de entretenimento, como assistir televisão ou jogar vídeo-game. Encoraje os alunos a focarem nos efeitos positivos das atividades passadas, como fazer esportes ou voluntariado. Questione os alunos sobre um passatempo que eles querem fazer há muito tempo e pergunte o motivo.

Carreiras

O que as crianças querem ser quando crescerem é também um tópico apropriado. Com as crianças da pré-escola e das do ensino fundamental as respostas podem ser exageradas e algumas impossíveis. Entretanto, a medida que o tempo passa, os alunos do ensino médio e e os que vão para a universidade têm repostas mais concretas e direcionadas. Sinta-se a vontade em ajudar os alunos a analisarem suas escolhas, a olharem para as vantagens e desvantagens. Talvez você possa inspirá-los na escolha de uma profissão que talvez eles nem tenham a considerado anteriormente.

Experiências Passadas

Uma maneira inteligente de ligar o material que está usando com os tópicos de discussão, é relacioná-los com a vida dos alunos. Por exemplo, se estão estudando um livro em que o personagem tem uma dificuldade em tomar um decisão moral, pergunte aos alunos quando foi a última vez que eles tiveram que tomar a mesma decisão. Deixe eles conversarem sobre qual decisão eles tomaram, porque a escolheram e se tomariam ou não a mesma decisão hoje, se a eles fosse dada essa chance. Ou, pode-se fazer perguntas similares, mas dessa vez faça com que eles finjam ser o personagem que o grupo está estudando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível