Tópicos de pesquisa literária para alunos do quinto ano

Escrito por kara bietz | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tópicos de pesquisa literária para alunos do quinto ano
Alunos do quinto ano podem trabalhar sozinhos ou em grupo em projetos de pesquisa literária (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alunos do quinto ano geralmente são maduros o suficiente para começar a tomar posse de sua aprendizagem. Os projetos de pesquisa são uma maneira perfeita de dar aos alunos a liberdade de estudar um assunto que lhes interessa, bem como garantir que eles estejam aprendendo os conceitos básicos de pesquisa, tais como anotações e citação de referências. Os alunos podem trabalhar sozinhos ou em pequenos grupos de dois ou três para completar um projeto de pesquisa de literatura. Trabalhar em pequenos grupos reforça a cooperação na sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Comparação e contraste

Muitas histórias clássicas para as crianças têm mais de uma versão. Por exemplo, a história de Cinderela foi contada de muitas maneiras diferentes em muitas culturas diferentes. Os alunos podem comparar e contrastar duas versões muito distintas de uma história, discutindo personagens, enredo e cenário. Deixe que os alunos escolham uma fábula ou conto de fadas favorito e tente encontrar duas ou três diferentes versões desta história. Os alunos podem, então, apresentar essas versões para a classe e debater como as histórias eram semelhantes e as maneiras em que eram diferentes.

Estudos de autor

Muitos alunos do quinto ano que estão ávidos leitores já podem ter um autor favorito, como JK Rowling ou Thalita Rebouças. Peça para que cada aluno escolha um autor favorito e aprenda o máximo possível sobre ele e seus livros. Permita que os alunos façam uma apresentação criativa sobre seu autor escolhido para o resto da classe. Por exemplo, os alunos podem preparar um cartaz, escrever uma peça curta ou apresentar uma música. Junto com sua apresentação criativa, os alunos também devem preparar um relatório curto escrito sobre a vida e os livros de seu autor escolhido.

Fatos e opinião

Para este tema de pesquisa, coloque dois alunos para lerem o mesmo livro. Escolha um livro clássico que seja apropriado para o quinto ano. Depois que os alunos tiveram a oportunidade de ler o livro, atribua a cada um o papel de Localizador de Fatos ou de Formador de Opinião. O Localizador de Fatos irá relatar os nomes dos personagens do livro, bem como a definição e os principais pontos da trama. O Formador de Opinião irá criar uma resposta para a literatura, que incluirá sua opinião sobre o livro, seus personagens e suas cenas favoritos. Faça com que os dois estudantes trabalhem juntos para apresentar seu projeto de pesquisa para a classe.

Levantamento de livros ilustrados

Este tópico vai reforçar as competências de leitura das crianças e proporcionar-lhes a prática valiosa de falar em público. Peça aos alunos para escolherem um autor favorito de livros ilustrados para crianças. Organize uma visita dos alunos a uma creche ou sala de aula do primeiro ano e peça para que eles leiam três livros destes autores para as crianças mais jovens. Depois de ler todos os livros, os alunos do quinto ano devem, então, realizar uma pesquisa para determinar os livros favoritos das crianças mais jovens. Depois de terem determinado o favorito, os alunos do quinto ano farão uma apresentação criativa para o resto de sua classe sobre o autor e o livro. Esta apresentação pode incluir uma leitura dramática do livro, bem como alguns fatos sobre o autor, um rap ou uma representação artística do estilo de ilustração do livro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível