Saúde

Transtornos de processamento em crianças

Escrito por jack rella | Traduzido por maria cristina marques
Transtornos de processamento em crianças

Algum tipo de distúrbio de processamento pode ser a causa das dificuldades que seu filho apresenta

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Distúrbios de processamento em crianças são divididos em quatro categorias distintas: auditivos, sensoriais, visuais e de linguagem. Apesar das causas nem sempre serem evidentes, crianças com algum desses tipos de distúrbio têm mais dificuldades para se entrosarem com colegas, alcançarem metas de desenvolvimento e fortalecerem habilidades sociais do que as outras. O diagnóstico de um distúrbio de processamento pode muitas vezes ser difícil e demorado, porque crianças nem sempre têm as habilidades linguísticas para proverem as informações necessárias aos médicos e pessoas tentando auxiliar os seus pais.

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Sobre distúrbios de processamento

Distúrbios de processamento em crianças podem variar de leve a extremamente sutil. As formas mais comuns incluem alterações auditivas em que a criança tem dificuldade para distinguir sons, embora provavelmente não tenha problemas de audição; distúrbios sensoriais em que a criança tem problemas de processamento de informações sensoriais; processamento visual, em que a criança pode ver muitos tipos diferentes de estímulos visuais, mas interpretá-los de modo incorreto, e distúrbios de processamento de linguagem, em que as crianças têm problemas de expressar-se corretamente ou de forma apropriada. Muitos destes distúrbios estão presentes em crianças que também apresentam outros problemas, como o autismo ou transtorno global do desenvolvimento.

Distúrbio de processamento auditivo

De acordo com algumas fontes, distúrbios de processamento auditivo em crianças ocorrem quando elas ouvem os sons das palavras, mas não são capazes de distinguir nuances específicas na maneira em que um som ou palavra é pronunciada. Isso pode causar uma grande dificuldade durante o aprendizado da fala, ou em ambientes acadêmicos. Distúrbios de processamento auditivo estão normalmente presentes em conjunto com outros transtornos, como o autismo e transtornos do espectro do autismo, dislexia, transtorno de déficit de atenção ou atrasos no desenvolvimento.

Distúrbio de processamento sensorial

O distúrbio de processamento sensorial é um transtorno no qual o sistema nervoso central não processa a informação que é enviada pelos sentidos. De acordo com a Sensory Processing Disorder Foundation (Fundação Distúrbio de Processamento Sensorial, em inglês), aproximadamente 1 em cada 20 crianças são afetadas pela doença. Há algumas indicações de que Asperger e outros transtornos autistas podem ser uma forma de desse distúrbio, assim como crianças que são hipersensíveis a estímulos. Alguns exemplos incluem crianças que são sensíveis ao toque de tecidos contra a sua pele, que se tornam rapidamente estimuladas em excesso por muitas distrações -- quadros de avisos coloridos em salas de aula, muitas atividades ao seu redor -- e queixam-se de barulhos ou anseiam por silêncio.

Distúrbio de processamento visual

Fontes dizem que crianças com distúrbios de processamento visuais podem ter problemas com uma ampla gama de disfunções relacionadas à forma como elas processam as informações visuais. Isso não deve ser confundido com dificuldades de visão em geral. Na verdade, o cérebro das crianças com distúrbios de processamento visual não interpreta corretamente o que estão vendo. A dislexia é um bom exemplo no que diz respeito a essa questão; a criança pode estar olhando para um "p", mas a sua mente vê "d", "q" ou "b". Elas também podem ter problemas de sequenciamento de itens que vêem ou dificuldades para distinguir entre o que está no o primeiro plano de um objeto visual e que está ao fundo.

Distúrbio de processamento de linguagem

De acordo com Mignon Schminky e Jane Baran, do Departamento de Distúrbios da Comunicação da Universidade de Massachusetts, Amherst, distúrbios de processamento de linguagem também são conhecidos como distúrbios do processamento auditivo central em crianças. Muitas vezes, pais e professores podem notar sintomas semelhantes ao transtorno de processamento auditivo. No entanto, distúrbios do processamento auditivo central podem ser distinguidos pela maneira como uma criança verbaliza o processamento da linguagem. Eles podem gaguejar, repetir sons, quebrar palavras (pausa dentro de palavras), substituir palavras ou cometer outros erros de linguagem.

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